Em solenidade de colação de grau por videoconferência, realizada na manhã desta sexta-feira, 15, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) entregou mais 18 profissionais formados para a sociedade. Concluíram a etapa da graduação, estudantes dos cursos de Geografia, História, Filosofia e Ciências Sociais, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), do Campus Central.
Presidida pela reitora em exercício, a Profª. Drª. Fátima Raquel Rosado Morais, a cerimônia foi marcada por emoção. O graduado Robson Fernandes, do curso de Filosofia, destacou o papel transformador da Universidade em sua história. “Tenho quase 50 anos e participei do processo de seleção para a graduação como uma forma de experiência. A Filosofia foi muito boa pra minha vida, tive grandes ensinamentos. A minha vida nunca será a mesma depois da UERN”, diz, emocionado.
O professor Marcílio Falcão ressaltou que mesmo com as dificuldades provocadas pela atual situação de pandemia, a UERN não poderia deixar de realizar esse momento de extrema importância para os graduados. Ele parabenizou os formados e os conscientizou no papel de cada um tem na defesa da ciência e da educação.
Para Fátima Raquel Rosado Morais, depoimentos como o de Robson Fernandes demonstram que a Universidade está no caminho certo, na sua luta em prol de uma educação pública, gratuita e de qualidade.
“A educação transforma. Enquanto Universidade, estamos cotidianamente tendo que nos reinventar, mostrar a nossa importância para região e o Estado”, declara. Fátima Raquel frisa que as solenidades de colação de grau levam a todos a refletir sobre uma importante questão: quantas vidas foram transformadas pela educação? “Esse momento só reforça que temos que continuar lutando e defendendo a educação, pois só ela é capaz de transformar”, finaliza a reitora em exercício.
As solenidades ordinárias e extraordinárias de colação de grau do semestre 2019.2 estão sendo realizadas de forma não-presencial, através da Plataforma Google Meet, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e à necessidade de isolamento social.