Texto: Iasmin Cardoso – Estagiária de Jornalismo
O choro, também conhecido popularmente como chorinho, é um gênero considerado o primeiro movimento musical urbano brasileiro, sendo reconhecido como patrimônio cultural do Brasil e registrado no livro de formas de expressão do país.
O gênero mistura influências europeias, especialmente do Barroco, com a musicalidade negra brasileira, resultando em um estilo cheio de notas, balanço e complexidade rítmica. E para celebrar essa ritmicidade e musicalidade, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará mais uma edição do o Festival Viva o Choro – primeiro festival de choro no Rio Grande do Norte.
A programação do Festival será realizada entre os dias 29 e 31 de outubro, com atividades no Campus de Mossoró e no Memorial da Resistência de Mossoró. O evento é promovido pela Escola de Música da Uern, vinculada ao Departamento de Artes da Faculdade de Letras e Artes (Dart/Fala), e tem como objetivo fortalecer o ensino, a pesquisa e a prática do choro, gênero considerado o primeiro movimento musical urbano genuinamente brasileiro.
A abertura oficial do Festival será no dia 29 de outubro, às 19h, no Memorial da Resistência de Mossoró. A programação contará com a apresentação do grupo Choro Didático, da Uern, e o músico Alessandro Penezzi.
Durante os três dias de Festival, as atividades da manhã e tarde ocorrerão no campus da Uern em Mossoró. Ao longo do dia, o evento contará com oficinas temáticas para diferentes faixas etárias, ministradas por professores e artistas de diferentes cidades em que o chorinho faz presença, como Fernando Deddos (Natal), Dany Dantas (João Pessoa), Alessandro Penezzi (São Paulo), Jane Eyre (Natal), Fernando Menino (Natal), Marco César (Recife), Berg Freitas (Mossoró) e Joelson Temóteo (Assú).
Já na parte da noite, a programação será realizada na praça do Memorial da Resistência de Mossoró, espaço que reunirá artistas locais e convidados em apresentações culturais ao ar livre. Além das apresentações, haverá um ambiente de convivência com alimentação, artesanato, feira de vinil e espaço para crianças.
O Festival Viva o Choro é promovido por meio do Grupo Choro Didático e do Banco do Nordeste Cultural Mossoró, se consolidando como um espaço de celebração da música brasileira, promovendo o encontro entre artistas, estudantes e comunidade mossoroense.
O evento conta com apoio da Prefeitura de Mossoró e produção da Hussemânia Produções. Além de destacar o talento de músicos potiguares e de outros estados, o evento reforça o compromisso da Uern e do Banco do Nordeste Cultural e apoiadores com a valorização da cultura e da arte no Rio Grande do Norte.
As informações mais detalhadas sobre a programação do Festival Viva o Choro, podem ser acessadas no Instagram oficial do evento: @choro.didatico.
Festival representa espaço de difusão do chorinho no Rio Grande do Norte
O diretor da Escola de Música da Uern Mossoró, Bruno Farias, comenta sobre a importância de popularizar o gênero. “O chorinho é um gênero brasileiro muito importante e rico, apreciado por todas as idades, mas que ainda precisa de manutenção para se popularizar”, relata.
E complementa: “O Festival Viva o Choro, criado há três anos na Escola de Música, tem contribuído para a manutenção e popularização do gênero em Mossoró e região, por meio de ações como intervenções pedagógicas, rodas de choro e apresentações abertas à comunidade”, diz.
O coordenador do festival, Hallyson Dantas, destaca a participação do Grupo Choro Didático na realização do evento. “O grupo Choro Didático foi fundado em 2021, em resposta à necessidade de realizar concertos didáticos em escolas públicas. O sucesso inicial levou à aprovação de novos projetos, com apresentações que exploravam a história, instrumentação e características do choro. O grupo se consolidou e expandiu suas atividades, incluindo o Festival Viva o Choro”, enfatiza.
