...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Festival Viva o Choro abre programação com muita música e ações culturais

Mossoró recebe mais uma edição do Festival Nacional Viva o Choro – primeiro festival de choro do Rio Grande do Norte. Promovido pela Escola de Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), vinculada ao Departamento de Artes, da Faculdade de Letras e Artes (Dart/Fala), por meio do Grupo Choro Didático, e do Banco do Nordeste Cultural Mossoró, o evento chega ao seu terceiro ano com crescimento em espaço, atividades ofertadas e número de pessoas envolvidas.

A programação oficial de abertura ocorreu na noite desta quarta-feira, 29, no Memorial da Resistência de Mossoró. Para preparar o público para o momento de boa música, o Duo Pequenos Chorões (Mossoró) percorreu parte da Avenida Rio Branco convidando o público para o espaço das apresentações.

No palco principal, montado no Memorial da Resistência de Mossoró, os pequenos Luna Gabriele e Saulo Gael encantaram o público com a apresentação de abertura. Luna Gabriele, de 9 anos, externou sua alegria em participar do evento. “Faz um ano que participo das aulas na Escola de Música e essa é minha primeira apresentação no Festival. Estou muito feliz”, declara.

Logo após a apresentação dos pequenos, subiram ao palco o Grupo Choro Didático (Mossoró) e o violonista Alessandro Penezzi (São Paulo). As apresentações envolveram o público com canções do gênero considerado o primeiro movimento musical urbano genuinamente brasileiro.

Além da programação artística, o Festival conta com um espaço de convivência com alimentação, artesanato, feira de vinil e espaço Kids, dispostos na Avenida Rio Branco, ao lado do Memorial da Resistência de Mossoró.

Para a reitora Cicília Maia, o Festival é uma oportunidade da Uern levar o melhor do chorinho brasileiro para a população. “É uma felicidade muito grande ver que a cada ano o evento vem crescendo e se consolidando na divulgação do Choro. Essa ação reforça o compromisso da Uern com a educação, cultura, arte e música”.

O Pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan, destaca que este é um festival que não se preocupa apenas em trazer apresentações musicais, mas com a formação de músicas e novas plateias. A diretora da Fala, Iara Carneiro, complementa que o Festival é uma pequena amostra do que a Universidade tem capacidade de fazer e de oferecer para o público interno e externo.

A consultora do BNB Cultural em Mossoró, Mical Martins, enfatiza que além da formação técnica para músicas e a de novas plateias, o Festival movimenta a cadeia produtiva da cultura. “O Festival é uma coisa grandiosa, e está alinhado com a missão do BNB que trabalha o desenvolvimento regional através dessas iniciativas”, diz.

O diretor da Escola de Música, Bruno Farias, agradeceu o apoio do Banco do Nordeste, da Prefeitura de Mossoró, da Hussemânia Produções, da Agência de Comunicação da Uern e de todos os envolvidos que contribuíram para que a terceira edição do Festival Viva o Choco acontecesse. Ele ressalta que é uma alegria muito grande compartilhar com o público este momento.

Um dos coordenadores do evento, Hallyson Dantas, afirma que o evento conta com músicos de sete diferentes estados do país. “Temos estudantes e músicos de diferentes regiões, representando essa cultura tão nossa, que é o chorinho”, afirma. Ela enfatiza que o Festival tem crescido ao longo dos anos. “Estamos com um espaço mais amplo e também como mais pessoas envolvidas. Esse crescimento contínuo do Festival é resultado das ações do Grupo de Choro Didático realizadas ao longo do ano, que incentiva e populariza o gênero na região”, frisa.

FESTIVAL SEGUE ATÉ 31 DE OUTUBRO

Durante o dia, as atividades do Festival acontecem no Campus da Uern Mossoró, com oficinas e vivências musicais ministradas por professores com forte atuação no gênero: Fernando Deddos (Natal), Dany Dantas (João Pessoa), Alessandro Penezzi (São Paulo), Jane Eyre (Natal), Fernando Menino (Natal), Marco César (Recife), Berg Freitas (Mossoró) e Joelson Temóteo (Assú). As oficinas realizadas são: composição no choro, clarinete e saxofone, metais, criação musical, violão, flauta transversal, improvisação, percussão, cavaquinho e bandolim, prática de conjunto em choro e a oficina pequenos chorões, voltada para crianças.

As noites do festival serão marcadas por uma programação especial no Memorial da Resistência, reunindo artistas locais e convidados em apresentações que prometem encantar o público. Nesta quinta-feira, dia 30, os grupos Hussemânia Canta Choro (Mossoró) e Choro Bom (Natal) se apresentarão no evento. E encerrando o festival, no dia 31 de outubro, se apresentam a Orquestra de Choro da Escola de Música da Uern (Mossoró) e a Prática de Conjunto em Choro do Festival, reunindo participantes das atividades formativas.

O Festival Viva o Choro se consolida como um espaço de celebração da música brasileira, promovendo o encontro entre artistas, estudantes e comunidade. Além de destacar o talento de músicos potiguares e de outros estados, o evento reforça o compromisso da Uern, do Banco do Nordeste Cultural e de seus parceiros com a difusão da cultura e da arte no Rio Grande do Norte.

Mais informações sobre a programação podem ser acessadas no Instagram oficial do evento: @choro.didatico

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support