Mais uma vez a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sedia a Feira do Livro de Mossoró, que em 2025 celebra 20 anos de história. A abertura oficial acontece logo mais, às 16h desta segunda-feira, 11 de agosto, mas na manhã de hoje os corredores da Faculdade de Educação já estavam bem movimentados, com pessoas de todas as idades explorando tudo o que a Feira tem a oferecer.
“Isso representa que a universidade está de braços abertos para receber a nossa comunidade universitária, a sociedade geral, e fazendo o que a gente sabe de melhor que é levar a educação para cada um. E quando a gente vê esse momento aqui, mais uma edição da Feira do Livro de Mossoró na universidade, a gente tem a certeza que o lugar correto dessa feira é aqui nesse espaço”, disse a reitora da Uern, Cicília Maia.
A programação iniciou hoje e acontece até a sexta-feira, dia 15. “Queremos dar as boas-vindas a todos que estão visitando a Feira. Serão 13 horas de programação todos os dias, e tem atividades para todos os públicos e todos os gostos”, disse Rilder Medeiros, organizador da Feira do Livro.
Durante os cinco dias de evento, cerca de 350 escolas devem visitar a feira. Maquézia Morais é professora das redes municipal e estadual, e já veio aproveitar as oportunidades. “A Feira do Livro é uma oportunidade que nós temos, tanto professores como a comunidade escolar em geral, de ter acesso à cultura livresca, por meio de acesso a livros potiguares, livros nacionais. E é uma oportunidade que nós temos de estar em contato com os livros, as crianças podem vir fazer visita, os professores fazem as aquisições, levam para as suas unidades de ensino. E assim a gente pode potencializar o acesso à leitura das nossas crianças”, comentou Maquézia.
Muitas crianças visitaram os estandes na manhã de hoje. “Nós percebemos o encantamento das crianças no olhar ao ter acesso a materiais que em casa, muitas vezes eles não têm essa oportunidade. Então, quando eles chegam aqui, eles têm acesso. A estimulação, com o acesso à leitura, isso é muito importante, e é a oportunidade que eles têm de conhecer diversos autores, diversas obras, manusear e até quem sabe até levar para suas casas”, comentou a professora Maquézia Morais.
Autores independentes também são presença confirmada no evento. Arusha Kelly veio do Ceará para expor sua obra, a qual fala sobre o uso da literatura de cordel na sala de aula. “A Feira nos permite trazer os autores para perto do leitor, eles poderem conversar, ver esse trabalho, é difundir a cultura, né? A gente precisa mais e mais que a cultura seja difundida, que ela seja abraçada”, disse Arusha Kelly.
Já Ana Carolina é estudante do terceiro período de pedagogia da Uern, e veio à Feira com um propósito. “Eu vim em busca de livros infantis porque eu participo de um programa de bolsa do PIBID e pra começar a carreira de professora, eu vim procurar livros infantis pra trabalhar com crianças na sala de aula ou até mesmo se eu quiser trabalhar em casa com reforço”, comentou.
A Feira do Livro de Mossoró acontece durante toda esta semana, na Faculdade de Educação, na Uern, no horário das 8h às 21h. “Aqui a gente tem a oportunidade de encontrar pessoas, principalmente falando sobre o que mais engrandece o ser humano, que é o conhecimento, os aprendizados, e também permite trocas de experiências. Então é uma alegria imensa que não tem como descrever, somente viver esses cinco dias intensos na Feira do Livro”, finalizou Cicília Maia.