...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Feira do Livro de Mossoró recebe grande público já nas primeiras horas de evento

Mais uma vez a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sedia a Feira do Livro de Mossoró, que em 2025 celebra 20 anos de história. A abertura oficial acontece logo mais, às 16h desta segunda-feira, 11 de agosto, mas na manhã de hoje os corredores da Faculdade de Educação já estavam bem movimentados, com pessoas de todas as idades explorando tudo o que a Feira tem a oferecer.

“Isso representa que a universidade está de braços abertos para receber a nossa comunidade universitária, a sociedade geral, e fazendo o que a gente sabe de melhor que é levar a educação para cada um. E quando a gente vê esse momento aqui, mais uma edição da Feira do Livro de Mossoró na universidade, a gente tem a certeza que o lugar correto dessa feira é aqui nesse espaço”, disse a reitora da Uern, Cicília Maia.

A programação iniciou hoje e acontece até a sexta-feira, dia 15. “Queremos dar as boas-vindas a todos que estão visitando a Feira. Serão 13 horas de programação todos os dias, e tem atividades para todos os públicos e todos os gostos”, disse Rilder Medeiros, organizador da Feira do Livro.

Durante os cinco dias de evento, cerca de 350 escolas devem visitar a feira. Maquézia Morais é professora das redes municipal e estadual, e já veio aproveitar as oportunidades. “A Feira do Livro é uma oportunidade que nós temos, tanto professores como a comunidade escolar em geral, de ter acesso à cultura livresca, por meio de acesso a livros potiguares, livros nacionais. E é uma oportunidade que nós temos de estar em contato com os livros, as crianças podem vir fazer visita, os professores fazem as aquisições, levam para as suas unidades de ensino. E assim a gente pode potencializar o acesso à leitura das nossas crianças”, comentou Maquézia.

Muitas crianças visitaram os estandes na manhã de hoje. “Nós percebemos o encantamento das crianças no olhar ao ter acesso a materiais que em casa, muitas vezes eles não têm essa oportunidade. Então, quando eles chegam aqui, eles têm acesso. A estimulação, com o acesso à leitura, isso é muito importante, e é a oportunidade que eles têm de conhecer diversos autores, diversas obras, manusear e até quem sabe até levar para suas casas”, comentou a professora Maquézia Morais.

Autores independentes também são presença confirmada no evento. Arusha Kelly veio do Ceará para expor sua obra, a qual fala sobre o uso da literatura de cordel na sala de aula. “A Feira nos permite trazer os autores para perto do leitor, eles poderem conversar, ver esse trabalho, é difundir a cultura, né? A gente precisa mais e mais que a cultura seja difundida, que ela seja abraçada”, disse Arusha Kelly.

Já Ana Carolina é estudante do terceiro período de pedagogia da Uern, e veio à Feira com um propósito. “Eu vim em busca de livros infantis porque eu participo de um programa de bolsa do PIBID e pra começar a carreira de professora, eu vim procurar livros infantis pra trabalhar com crianças na sala de aula ou até mesmo se eu quiser trabalhar em casa com reforço”, comentou.

A Feira do Livro de Mossoró acontece durante toda esta semana, na Faculdade de Educação, na Uern, no horário das 8h às 21h. “Aqui a gente tem a oportunidade de encontrar pessoas, principalmente falando sobre o que mais engrandece o ser humano, que é o conhecimento, os aprendizados, e também permite trocas de experiências. Então é uma alegria imensa que não tem como descrever, somente viver esses cinco dias intensos na Feira do Livro”, finalizou Cicília Maia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support