Centenas de estudantes do Ensino Médio marcaram presença hoje, 10, na Feira de Profissões realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), nos campi de Mossoró e Patu.

O evento, que já é tradicional, é uma forma de apresentar os cursos da Universidade para os jovens que, em breve, farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressarão em cursos de graduação. Em 2024, cerca de 3.500 estudantes participaram da Feira, a qual acontece em todos os campi da Uern. Só em Patu, por exemplo, são esperados hoje cerca de 500 estudantes, de 10 escolas visitantes.
O intuito é recepcionar, da melhor maneira, esses jovens, tirando dúvidas e orientando sobre as especificidades de cada curso. A reitora da Uern, Cicília Maia, destaca a importância dessa ação para promover a conexão entre a Universidade e os jovens. “É um momento muito rico, não só para a juventude que está visitando muitas vezes pela primeira vez a Universidade, como também para nós enquanto comunidade universitária que temos a oportunidade de mostrar o que nós sabemos fazer de melhor por meio das nossas ações de ensino, pesquisa e extensão”, disse.
A cada ano, mais escolas aderem à feira, o que demonstra um interesse da comunidade em adentrar os muros da Universidade. E isso é motivo de comemoração. “Para nós é uma felicidade enorme. A cada ano a gente tem melhorado esses números, as escolas têm visitado os nossos espaços, e é fantástico porque é a oportunidade que o aluno tem de poder se visualizar em 2026 como aluno aqui da Universidade”, comentou Saulo Gomes, da Diretoria de Educação e Ações Comunitárias (Deac/Proex).
Isso foi exatamente o que aconteceu com a estudante do primeiro período de pedagogia da Uern, Donaire Felipe. Em 2024, ainda como estudante do Ensino Médio, ela visitou a Uern durante a Feira de Profissões, e hoje ela está atuando como voluntária nessa ação. “Eu quis ser voluntária na Feira porque quero que os alunos tenham a mesma realização que eu tive quando eu pisei aqui na Uern. Eu quero oferecer para eles esse carinho, dizer ‘seja bem-vindo, vamos conhecer a Universidade’, e passear com eles, porque na minha vez eu fui recebida com muito carinho, muita atenção, e eu quero retribuir isso”, declarou.
E é assim mesmo que eles se sentem: acolhidos. Vitória Duarte veio com sua turma da Escola Estadual 11 de Agosto, do município de Umarizal, para conhecer toda a estrutura da Uern. “O curso que eu queria inicialmente era Medicina Veterinária, que não tem aqui. Mas visitei os cursos, os alunos explicaram tudo tão direitinho, e me interessei pelo curso de Biologia”, informou.

Lana Silva é estudante do terceiro ano da Escola Estadual Aída Ramalho, em Mossoró. Após a visita, disse que o curso de geografia lhe chamou atenção. “Achei muito interessante a abordagem, a didática que eles trabalham. Eles explicaram sobre as cargas horárias, o que cada matéria aborda, e isso esclareceu muito”, disse.
Cleiton Dantas também é estudante da Escola Aída Ramalho, e falou da importância dessa feira para ajudá-lo a escolher a carreira que irá seguir. “Vai ajudar muito, porque a gente pode ter uma noção de cada curso. Por exemplo, de Direito. Eu estou indo lá ver como funciona na prática”, declarou.
Egresso do curso de Direito da Uern, o professor Rafael Freire trouxe cerca de 100 alunos para visitar a instituição. “Fico muito feliz de ter a oportunidade de trazer o nossos alunos pra Uern, para que experienciem o ambiente, os cursos, os corredores, a cultura, a explosão de diversidade que a Uern representa e, sobretudo, mostrar o nosso legado, o quanto que a Uern nos dá essa oportunidade de crescer”, finalizou.
A Feira de Profissões 2025 iniciou sua programação na segunda-feira, 08, no campus de Pau dos Ferros. Ontem, foi a vez dos Campi de Natal, Assú e Caicó receberem os estudantes. A programação encerra hoje, nos campi de Mossoró e Patu.
Feira de Profissões em Mossoró (Fotos: Ênio Freire)- Link com todas as fotos.
Feira de Profissões em Patu (Fotos: Maria Clara de Andrade):