...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Feira de Ciência realizada pela Uern é aprovada em chamada do CNPq

A Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fecitern), sob a coordenação da Profa. Dr. Simone Cabral dos Santos, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), foi aprovada pela Chamada 37/2024 do CNPq – Linha 2: Estadual ou Distrital. O projeto terá o custeio no valor de R$ 85.135, 00.

A Feira será realizada em Natal, em data a ser definida pela coordenação. O evento envolve escolas públicas estaduais circunscritos na 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 7ª, 9ª, 10ª e 16ª Diretorias Regionais de Educação e Cultura, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte – (Direcs/SEEC/RN). 

A proposta aprovada será executada junto com a SEEC/RN, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Uern Pau dos Ferros, (PPGE/UERN/CAPF), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern). 

Vale destacar que desde 2013, projetos para realização de feiras de ciências, sob a coordenação da Profa. Simone Cabral, têm sido contemplados com recursos do CNPq, via chamada pública para esse fim, para financiamento de das feiras de ciências da 13ª e 15ª Direc, com área de abrangência municipal. 

Em Mossoró, já é realizada a Feira de Ciências do Semiárdo Potiguar, da Ufersa, na qual a Uern é parceira. Com a aprovação da Fecitern pela chamada do CNPq, o Estado passará a contar com duas feiras de ciências estaduais aprovadas com recursos do CNPq.

“A Fecitern terá como foco nove Direcs que não fazem parte da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. Com a realização desta Feira, teremos a inclusão de municípios e escolas ainda não participantes de feira de ciências estadual, além de proporcionar que estudantes e professores possam seguir adiante com os projetos científicos apresentados na escola”, destaca Simone Cabral. 

A Fecitern é resultado do compromisso da Uern Pau dos Ferros com a educação básica, e se apresenta como uma experiência de grande relevância para o fortalecimento do elo entre a escola e a universidade.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support