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FAEN ANUNCIA SELEÇÃO PARA PROFESSOR

O Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FAEN-UERN) comunica a realização do processo seletivo para contratação de professor por tempo determinado 4 (quatro meses), com regime de trabalho de 20 horas semanais, na área do conhecimento "Bases Teórico, Metodológicas do Trabalho de Enfermagem"; serão oferecidas 2 (duas) vagas.

I – CRONOGRAMA:
Inscrição: 12 a 15 de maio, no horário de 7h10h às 10h30 e das 13h10 às 16h30, na FAEN/UERN;
Seleção: 16/05 – sorteio dos temas e horários para a prova didática. Será realizado pelo próprio candidato e/ou por procurador legalmente constituído no horário de 8hh às 8h30, na secretaria da FAEN/UERN.
19/05: prova didática de acordo com os horários sorteados.
20/05: entrevistas.
Divulgação dos resultados: 21 de maio de 2008;

II – INSCRIÇÃO E CRITÉRIOS:
Somente poderão concorrer a seleção profissionais graduados em Enfermagem.
No ato da inscrição o candidato deve apresentar "Curriculum Vitae" com os documentos comprobatórios.
A seleção constará de prova de títulos (formação acadêmica e atividades profissionais) e prova didática.
A prova didática terá duração de 45 minutos. Versará sobre tema da área de conhecimento supracitada a ser sorteado 48 horas antes da prova.

III – CLASSIFICAÇÃO:
É considerado classificado o candidato que obtiver média aritmética maior ou igual a 7,0 (sete), resultante do somatório das notas da prova de títulos e da prova didática.
Será contratado o candidato que obtiver maior média aritmética das notas (prova didática e prova de títulos).
Em caso de empate, será classificado o candidato que tiver melhor desempenho na prova didática.

 

DISCIPLINA: ENFERMAGEM NO PROCESSO SAÚDE DOENÇA DO ADULTO
CURSO: ENFERMAGEM PERÍODO: 7º TURNO:MATUTINO/VESPERTINO
SEMESTRE: 2008.1

REQUISITOS:
a) Ter vivência de Unidade de Terapia Intensiva por no mínimo seis meses (com comprovação);
b) Ter experiência de ensino. Mínimo de um ano.
c) Ter disponibilidade para trabalhar nos horários da disciplina e em horários de reuniões da equipe, bem como ter uma vida acadêmica perfazendo um total de 20 horas semanais de trabalho.

TEMAS PARA A PROVA DIDÁTICA:
A indissociabilidade dos processos de trabalho do enfermeiro na UTI.
A humanização da assistência de enfermagem na UTI.
Sistematização da assistência de enfermagem na UTI.

DO OBJETIVO DA UNIDADE DA DISCIPLINA E DOS CONTEÚDOS
Objetivos a serem alcançados:
– Conhecer a organização tecnológica do trabalho da enfermagem na UTI.
– Refletir sobre os processos de trabalho da enfermagem (assistir/intervir, gerenciar, pesquisar, ensinar/aprender) na UTI, a partir dos eixos da integralidade e da promoção do cuidado.
– Conhecer as intervenções de enfermagem nas situações de urgências e emergências na unidade de terapia intensiva, observadas a partir da captação da realidade e das aulas práticas.
– Refletir sobre o processo de trabalho da enfermagem na UTI em suas dimensões técnica, ética e política, associado às condições de trabalho e à dinâmica institucional.

Conteúdo a ser ministrado:
O cuidado de enfermagem em UTI.
Estrutura tecnológica e funcional da UTI.
UTI: conceitos, finalidades, articulações com os demais setores hospitalares/serviços de saúde.
Processo de trabalho da enfermagem nas situações a seguir:
– Insuficiência respiratória aguda, oxigenioterapia não invasiva, cuidados de enfermagem na ventilação mecânica.
– Monitorização cardíaca contínua, oximetria de pulso, monitorização da pressão venosa central.
– Principais síndromes cardiológicas: insuficiência coronariana, IAM, edema agudo do pulmão.
– Síndromes endocrinológicas e metabólicas: CAD, hipo e hiperglicemia, insuficiência renal, insuficiência hepática.
– Equilíbrio hidro-eletrolítico e ácido-básico.
– Síndromes neurológicas: Coma, AVC, convulsão, TCE, avaliação neurológica (Glasgow)

Temas transversais:
– A integralidade da assistência de enfermagem em UTI.
– A humanização da assistência de enfermagem em UTI.
– A morte e o morrer.
– Doação de órgãos.
– Paciente terminal, cuidados paliativos.
– Assistência multiprofissional e interdisciplinar em UTI.
– Prevenção e controle da IH em UTI.

DISCIPLINA: Enfermagem no Processo Saúde-Doença da Criança e do Adolescente
DISCIPLINA: Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem no Processo Saúde-Doença da Criança
CURSO: Enfermagem PERÍODO: 5º TURNO: MATUTINO/VESPERTINO
SEMESTRE: 2008.1

Perfil para seleção do candidato a professor substituto das disciplinas Enfermagem no Processo Saúde-Doença da Criança e do Adolescente e Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem no Processo Saúde-Doença da Criança:

No sentido de se realizar processo seletivo para professor(a) substituto(a) das disciplinas Enfermagem no Processo Saúde-Doença da Criança e do Adolescente e Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem no Processo Saúde-Doença da Criança, em que o(a) enfermeiro selecionado esteja apto a contribuir com a ação-reflexão-ação dos discentes acerca do processo de trabalho da enfermagem na saúde da criança e do adolescente e dos determinantes do perfil saúde-doença destes grupos populacionais, considera-se precípuo elencar critérios aos quais o(a) candidato(a) deverá atender. São os mesmos descritos a seguir, em ordem decrescente de importância:

1º – Disponibilizar uma carga horária de 20 hs semanais para as disciplinas, destacando-se que as atividades correspondentes a estas últimas, não se restringem apenas à sala de aula e às práticas nos serviços de saúde. Assim sendo, o docente necessitará trabalhar também junto à equipe/discentes, o planejamento, a execução e a avaliação de todas as estratégias inerentes ao processo ensinar-aprender;
2º – Comprovar experiência profissional e/ou formação acadêmica e/ou curso de aperfeiçoamento na área da docência;
3º – Comprovar experiência profissional e/ou curso de pós-graduação e/ou aperfeiçoamento na área da saúde da criança e do adolescente;
4º – Conhecer e estar de acordo com o que se propõe o Programa Geral das Disciplinas supracitadas.

Em se tratando dos conteúdos que deverão ser ministrados em sala de aula pelo docente selecionado, descrevemos os mesmos a seguir, por disciplina:

Enfermagem no Processo Saúde-Doença da Criança e do Adolescente:
UNIDADE IV – O Processo de Trabalho da Enfermagem no Modelo de atenção à Saúde da Criança e do Adolescente:
# A Unidade pediátrica e a criança hospitalizada – organização e aspectos psicológicos;
# Urgências e emergências pediátricas.

Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem no Processo Saúde-Doença da Criança:
# Relacionamento e comunicação com a criança e sua família;
# Anamnese pediátrica.

O tema para prova didática deverá ser sorteado dentre os conteúdos abaixo relacionados:
a) Relacionamento e comunicação com a criança e sua família;
b) Saúde mental da criança e do adolescente;
c) Consulta de enfermagem no C e D e imunização;
d) Administração de medicamentos em pediatria;
e) Manutenção do equilíbrio hídrico em pediatria;
f) Alimentação e nutrição.

 

Bibliografia básica para efeito da seleção à vaga de professor substituto das disciplinas mencionadas consta dos seguintes itens:

ALMEIDA, M.C.P.de.; ROCHA, S.M.M. (Orgs.) O trabalho da enfermagem. São Paulo: Cortez, 1997.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretarias de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: acompanhamento e desenvolvimento infantil. Caderno de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
CABRAL, Ivone Evangelista. Administração de medicamentos. Revisão técnica. Rio de Janeiro: Reichmann e Afonso Editores, 2002.
NETTINA, S. M. Brunner – prática de enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 7 ed., v. 3, 2003.
SANTANA, João Carlos et al. Semiologia Pediátrica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
VERDI, M.; BOEHS, A. E.; ZAMPIERI, M. de F. M. (Org.) Enfermagem na Atenção Primária de Saúde. Textos Fundamentais. Saúde Coletiva e Saúde da Criança. v. 1. Florianópolis: UFSC/NFR/SBP, 2005. 385p.
WONG, D. L..; WHALEY, L. F. Enfermagem pediátrica: elemento essencial a internação efetiva. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

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