Em uma solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (16), no auditório do Ambulatório da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deu início oficial ao projeto de bolsas de preceptoria para o curso de Medicina. A cerimônia marcou a assinatura do Termo de Responsabilidade e Compromisso pelos 20 novos preceptores que atuarão junto aos estudantes do internato médico, reforçando o compromisso institucional com a qualidade da formação em saúde.
O evento, presidido pela reitora, professora Cicília Raquel Maia Leite, contou com a presença de autoridades acadêmicas, professores, estudantes e convidados. Durante a solenidade, foram destacados os avanços proporcionados pelo projeto e o seu papel estratégico no fortalecimento das atividades pedagógicas da graduação em Medicina.
A diretora da Facs, professora Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia, celebrou o momento como uma das conquistas mais significativas em duas décadas de trajetória do curso. “Depois de 20 anos de cursos, considero esta uma das principais conquistas. São 20 novos preceptores, pessoas altamente conceituadas na cidade, alguns inclusive egressos da Uern. Trata-se da formação de 400 alunos. A nota 4 no Enade simboliza todo o esforço e a dedicação, com o resultado frutífero que nós conhecemos. Agradecemos a todos que construíram conosco esse sonho. Aos preceptores, sejam bem-vindos”, destacou.
Para a professora Fernanda Abreu de Oliveira, pró-reitora de Ensino de Graduação, o momento é um marco histórico. “É histórico, é complexo e agora vem a fase da execução. Existia a preceptoria, mas não com recursos de bolsas alocadas, e sabemos o quanto isso é importante para o exercício da atividade profissional. Ser um preceptor é muita responsabilidade; é preceder, este é o significado, ou seja, apoiar a formação de um profissional em alguma área do conhecimento humano”.
O professor Alcivan Nunes Vieira, chefe do Setor de Cursos de Graduação da Proeg, também manifestou entusiasmo com a conquista. “Quero registrar a satisfação de ver uma das demandas antigas ser atendidas. Parabenizo o curso por essa conquista que com certeza será um diferencial em suas atividades”, declarou.
A reitora Cicília Maia reforçou o caráter simbólico e a importância da iniciativa para a consolidação do curso de Medicina e da Facs como um todo. “É uma pauta que nós temos discutido muito nos últimos anos. Todo e qualquer iniciativa na área da saúde, nessa cidade com três cursos, é muito importante. É um momento simbólico e significativo, e as nossas memórias estão ficando cada vez mais voláteis — a gente precisa celebrar e comemorar. No ano de 2015, quando eu era pró-reitora, já existia a demanda da preceptoria na Facs. Aprovamos o projeto em 2016 e, desde lá, precisávamos fazer a regulamentação das bolsas. Conseguimos. O que a gente quer é que nosso estudante tenha uma formação de excelência”, ressaltou.
O projeto de bolsas de preceptoria da Facs/Uern representa não apenas a valorização dos profissionais que atuam na formação médica, mas também a qualificação contínua do curso de Medicina, que segue aprimorando seus processos formativos em consonância com as diretrizes curriculares nacionais.
Confira mais registros neste link.
Fotos: Luziária Machado/Uern