Texto: Iasmin Cardoso – estagiária de Jornalismo
Para muitos(as), o primeiro contato com a Faculdade de Ciências de Saúde (Facs) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Para outros(as), o combustível na jornada de estudos para ingressar em um tão sonhado e disputado curso de graduação.
O projeto de extensão “Médico por um dia”, reuniu estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Mossoró para vivenciar, de forma prática, a rotina de graduandos(as) de Medicina e inspirar futuros(as) profissionais da saúde.
A ação iniciou às 8h, no auditório da Facs, com apresentação do curso, relatos de universitários(as) e, em seguida, uma visita guiada aos laboratórios.
Participaram alunos(as) e professores da Escola Estadual Moreira Dias, do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa (Ceep), da Escola Estadual Abel Freire Coelho, do Instituto Educacional Sementes e do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (Ceipev).
O projeto contou com a participação de 13 monitores estudantes de Medicina, que orientaram os visitantes em cinco laboratórios diferentes. As salas foram organizadas nas temáticas: Parasitologia, Urgência e Emergência, Psicologia Médica, Semiologia e Anatomia.
O professor e coordenador do projeto, Wogelsanger Pereira, explica a proposta da iniciativa. “O objetivo é fazer com que estudantes do ensino médio possam vivenciar e experienciar, por um dia, a rotina da profissão médica”, relata.
A reitora da Uern, Cicília Maia, destacou o papel essencial da Universidade na construção dos sonhos dos estudantes. “Através desses projetos, é possível, por meio da educação, materializar o sonho de vocês”, frisa.
Entre os participantes, o estudante Lucas Gabriel compartilhou seu sonho em seguir a carreira de Médico. “É uma oportunidade única estar aqui!”, comenta.
Saiba mais sobre a iniciativa através do perfil @medicoporumdia no Instagram.