Em uma manhã de emoções e homenagens, a Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebrou, nesta sexta-feira (8), seus 20 anos de história em uma solenidade marcada por discursos repletos de gratidão, memória e projeção de novos desafios. O evento ocorreu no Hotel Thermas e reuniu reitores, professores, egressos, políticos e colaboradores que ajudaram a construir a trajetória de uma das mais influentes instituições na formação de profissionais da saúde no estado.
Presidindo a solenidade, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, destacou a importância do momento como um marco de consolidação e novos desafios. “São 20 anos de uma história muito bem construída. Nós, agentes de transformação, estamos vivendo este momento tão especial. Precisamos continuar ultrapassando os muros da Universidade, beneficiando a sociedade”, afirmou, ressaltando a necessidade de mais ousadia e investimentos para além das barreiras locais.
Para relembrar o início dessa trajetória, a professora Emília Maria Trigueiro Morais de Paiva, uma das fundadoras, subiu ao púlpito com palavras carregadas de memória. “É com imenso prazer que volto a esta terra e vejo como o curso progrediu. Vimos a escola crescer e nossos ex-alunos se destacarem pelo Brasil”, disse, emocionando os presentes.
Um projeto de sonhos e lutas
A história da Facs começou com uma luta política e social intensa, liderada por nomes como o professor Walter Fonseca, idealizador do curso, e a ex-deputada Sandra Rosado, que destacou a importância da interiorização do ensino de Medicina. “Apresentar o projeto na Assembleia Legislativa foi uma grande oportunidade de transformação para a saúde na região”, afirmou Sandra.
A professora Maria Auxiliadora Carvalho da Rocha também fez questão de mencionar o papel dos primeiros diretores e a atuação das três turmas iniciais do curso. “A Facs foi a nossa segunda família durante muitos anos. Temos egressos espalhados pelo Brasil, sempre com sucesso”, relembrou.
Trajetória de transformação e impacto social
Desde a criação em 2002, oficializada em 2004, a Facs tem se destacado em diversas áreas de atendimento à saúde, promovendo mais de 63 mil atendimentos em ambulatórios especializados desde 2017, impactando Mossoró e mais 60 cidades circunvizinhas. A formação é voltada para o SUS, com foco na melhoria das condições de vida da população. “Este é um dia muito especial, repleto de histórias e memórias. Que venham mais décadas de crescimento”, acrescentou Allyssandra Rodrigues, diretora da Facs, aplaudida de pé.
O professor José Edvan Junior destacou, ao entregar um buquê de rosas a Allyssandra, que sua liderança reflete a garra necessária para impulsionar a faculdade. Mencionando ainda o trabalho da reitoria, registrou que o “professor Walter Fonseca construiu a casa, os sucessores como Milton Marques, Pedro Fernandes e Cicília Maia cuidaram dela, colocando flores”, pontuou.
Novas metas e esperança
Com a presença de representantes políticos, docentes e técnicos, a Facs olha para o futuro com a missão de consolidar os cursos de pós-graduação e intensificar as pesquisas colaborativas e os intercâmbios acadêmicos. “Estamos falando do bem mais precioso, que é cuidar da vida”, concluiu a reitora Cicília Maia, reiterando o compromisso de continuidade e expansão do ensino de qualidade na região.
A solenidade ainda contou com a entrega de homenagens a personagens marcantes para a Facs, além de apresentações culturais que trouxeram um tom de celebração e esperança ao futuro que se desenha.
Confira registros do evento neste link.
Fotos: Luziária Machado/Uern