A Faculdade de Ciências Econômicas (Facem), em parceria com os Departamentos de Economia e de Ciências Contábeis, promoveu uma palestra com o Diretor do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz), André Horta Melo, sobre a nova Reforma Tributária.
Realizado nesta segunda-feira, 23, no auditório do Departamento de Artes (Dart), o evento lotou o espaço de alunos, alunas e interessados na temática.
“Existe uma utilidade marginal decrescente nos impostos e na renda”, explicou Melo. De acordo com o diretor, quanto menos dinheiro se ganha, mais se gasta no consumo de itens essenciais à economia, como alimentos e roupas. Apesar disso, a tributação recai mais pesadamente em pessoas com renda menor, impactando negativamente a produção econômica do País.
Diretor da Facem, o professor Leovigildo Cavalcanti disse que a palestra tem a proposta de “analisar o chamado arcabouço teórico, a forma como os impostos vão incidir nos três setores, no agrícola, no de serviços e no industrial, verificando o peso para a sociedade em relação aos impostos e no que isso acarretará na renda da população de uma forma geral”.
A professora Wenyka Preston, do Departamento de Ciências Contábeis, comentou da importância de trazer especialistas externos para levar aos discentes esse tipo de conteúdo. “Os alunos têm contato essa parte prática e, para Contábeis, temos a disciplina de Contabilidade Tributária, em que eles conseguem ver como essa reforma vai impactar no exercício profissional”, disse.
Gratuita, a palestra garantiu aos alunos e às alunas horas complementares.
Fotos: Rodrigo Oliveira/Uern