Ex-reitores destacam trajetória de avanços da Uern

Durante a celebração dos 54 anos da Uern, nesta quarta-feira (28), os ex-reitores e ex-vice-reitores presentes à cerimônia destacaram a trajetória de avanços e conquistas protagonizada pela instituição desde a sua criação.

“Essa data de hoje representa uma soma de luta de várias gerações. Cada geração colocou seu tijolinho para termos uma universidade que recebesse os filhos do Rio Grande do Norte”, destacou o ex-reitor padre Sátiro Cavalcanti.

Tendo assumido a Reitoria da Uern em 1965, padre Sátiro esteve no cargo durante a estadualização da universidade, em 1967. O ex-reitor destacou as conquistas alcançadas pela instituição desde as primeiras décadas e parabenizou os reitores seguintes pelos avanços registrados desde então.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Aécio Cândido de Sousa, vice-reitor no período de 2005 a 2013, corroborou os êxitos da universidade ao longo de sua história, salientando o esforço de cada gestor para dar continuidade à trajetória de desenvolvimento da Uern.

“É uma construção ininterrupta de uma universidade. A Uern demonstra para outras instituições brasileiras que a continuidade gera evolução. Pode parecer uma obviedade, mas é algo que deve ser dito porque não é uma prática tão comum na cultura política brasileira. Nas últimas décadas, a Uern tem aprofundado uma política de capacitação docente, com frutos que estão vindo na forma de novos programas de pós-graduação e na melhoria da qualidade do ensino. Olhar essa história dá um prazer muito grande”, ressaltou.

Também presente à cerimônia, a professora Fátima Raquel, vice-reitora entre os anos de 2017 e 2021, relembrou os desafios que se apresentaram à universidade nos últimos anos, sobretudo por conta da pandemia do coronavírus, e os esforços da comunidade acadêmica para superá-los.

“Depois daquele aniversário em 2020, quando a gente não pôde se reunir como queria, e ver hoje a casa cheia, com a nossa comunidade, que veio para celebrar os 54 anos da Uern, nos dá muita alegria. Foram momentos difíceis, de decisões importantes que tivemos que tomar, mas hoje vemos que foram decisões exitosas e que estamos mais firmes e mais fortes no nosso dever de educar e contribuir para a transformação da sociedade”, destacou a professora.

Assista ao evento AQUI.