Há anos guardando com muito zelo parte da história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em seu arquivo pessoal, o ex-reitor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas resolveu doar seu acervo para o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica e Laboratório Oral e Imagem da instituição. “Guardei os documentos esperando que um dia eles pudessem ser organizados em um único local”, disse Padre Sátiro, ao receber nesta quarta-feira, 03, a visita do reitor Pedro Fernandes acompanhado do diretor do Núcleo, Lemuel Rodrigues.
Padre Sátiro já havia dado ao reitor cópias da Lei sancionada pelo prefeito Dix-huit Rosado passando a titularidade do Clube Aceu à UERN e cópia da resolução que criou o primeiro Campus Avançado “Walter de Sá Leitão”, de Assu, que está completando 30 anos.
Na coleção do professor e sacerdote, a Universidade vai poder resgatar episódios importantes, entre eles, o processo de estadualização em que Sátiro é considerado um dos principais baluartes.
Padre Sátiro não esconde a satisfação de ver a história da UERN preservada e já acertou com o professor Lemuel que o arquivo pessoal sobre a Universidade vai ser repassado ao Núcleo, em breve.
O reitor Pedro Fernandes considerou o gesto de Padre Sátiro grandioso pelo desapego à parte de seu arquivo pessoal e pela dedicação do ex-reitor em manter a memória da instituição.