A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou a cerimônia de certificação da turma 2025.1 do curso de extensão Uern 60+ em Pau dos Ferros. O evento ocorreu na Biblioteca do Campus e reuniu a comunidade acadêmica, familiares e amigos das 14 formandas da turma “Envelhecendo Ativamente”.
O momento de acolhida da turma contou com a apresentação da artista Tainá Fernandes Barbalho, que apresentou uma música autoral composta para UERN 60+: Seremos. “Estou muito feliz em poder compartilhar essa canção com essa turma tão cheia de entusiasmos e ensinamentos”, afirma Tainá.
As oradoras da turma, as concluintes Francisca de Assis Paiva e Francisca Fernandes de Oliveira, externaram a importância do Uern 60+ para a turma. “Concluímos uma importante etapa de nossas vidas. Foi um curso de grande crescimento pessoal”, afirma Francisca Fernandes. “Temos muita gratidão à Uern e a todos os professores por nos conduzirem nessa jornada. Para nós, o curso representa mais qualidade de vida”, complementa Francisca de Assis.
Francisca Fernandes, 70, já conhecia a Uern por participar de cursos de pró-formação voltados para professores da rede básica. “Agora, volto à Uern muito feliz. No curso, podemos nos renovar, aprender novas coisas e compartilhar nosso cotidiano. Isso tudo nos fortalece e contribui para envelhecermos melhor”, afirma.
Sua filha, Francisca Ronecleide, 49, acompanhou a mãe Francisca Fernandes desde o início do curso até a conclusão. “Sou formada pela Uern, no curso de Letras em Pau dos Ferros, e atuei como voluntária do curso do 60+. É muito gratificante ver todo o aprendizado e entusiasmo delas. Que venham mais projetos como este”.
A concluinte Zeneide Maria,65, sentou nos bancos da Uern pela primeira vez na turma do 60+. Ela ressalta que está muito feliz com todo o aprendizado. “Trabalho na saúde há 37 anos. É muito bom poder ter novos conhecimentos e poder estar na sala de aula”, diz.
A Profa. Dra. Eliana Fixina enfatiza que esta é uma turma pioneira, que proporcionou muitos aprendizados. Eu aprendo muito mais do que eu ensino e essa temática. Acredito que envelhecer ativamente é a necessidade base na da vida de qualquer pessoa, não só de quem já passou dos 60 anos”.
A reitora Cicília Maia parabenizou cada uma das mulheres concluintes da turma. “Celebrar o sucesso de vocês nesse final de ciclo é celebrar a coragem e a alegria de aprender em qualquer idade”, afirma. Durante o evento, a reitora anunciou que em um futuro próximo a Uern destinará vagas em cursos de graduação para o público 60+.
O pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan, destaca que o Uern 60+ é um programa que está fazendo a diferença no RN. “Começamos o projeto com uma turma de 30 estudantes. Neste ciclo, estamos formando turmas em Mossoró, Pau dos Ferros, Natal e Caicó. E para a próxima edição, já temos mais de 400 inscritos”.
O diretor da Uern Pau dos Ferros, Jailson José, parabenizou as concluintes e agradeceu a todos os envolvidos no projeto. “É um momento muito especial. O Uern 60+ é um projeto que aproxima cada vez mais a Uern da comunidade”, finaliza.
O Uern 60+ é um programa com foco na realização de ações e projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação voltados a pessoas com mais de 60 anos de idade. O programa atende ao compromisso institucional da Uern de fortalecer ações de atendimento a pessoas idosas, além de estar alinhado com as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade, do Plano Plurianual (PPA), e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.