...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudantes de onze cidades do RN se preparam para o XIV FESTUERN que tem como tema “Patrimônio e Identidade Cultural”

Estudantes de várias escolas do Rio Grande do Norte lotaram o Teatro Estadual Lauro Monte Filho nesta sexta-feira, 7, para prestigiar o lançamento da 14ª edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (XIV FESTUERN), que tem como tema “Patrimônio e Identidade Cultural”.

Em sua fala, o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto ressaltou a importância do Festival como instrumento de diálogo entre a Universidade e a Educação Básica. “O Festuern alia arte, saber e conhecimento científico. É uma parceria frutífera para a sociedade, além de revelar talentos. Tenho certeza que esse ano vai ser um grande sucesso”, afirmou Pedro Fernandes.

Ao todo serão 30 apresentações na fase do Festival, que ocorrerá de 16 a 20 de setembro no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. São 22 grupos escolares e 8 grupos artísticos convidados. Participam alunos das cidades de Alto do Rodrigues, Apodi, Currais Novos, Guamaré, Macau, Mossoró, Natal, Olho D´água do Borges, Parelhas, Pendências e Rodolfo Fernandes. Uma das novidades deste ano é o concurso fotográfico voltado para as escolas participantes.

A estudante Mayara Tamyres, 15 anos, veio de Apodi para prestigiar o lançamento. Este será o seu segundo Festival. Aluna da Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira, Mayara conta que o Festuern ajudou-a a superar a timidez: “A gente consegue se soltar, perde a vergonha de falar em público, faz amizades… Gosto muito de participar”, afirma Mayara que se prepara para seu próximo papel.

Pró-reitor de Extensão, Emanoel Márcio Nunes destacou o trabalho da equipe e o envolvimento de professores e alunos. “Esse Festival vem sendo realizado desde 2003 e tem toda uma identidade cultural. É um evento feito por várias mãos, o sucesso é resultado dessa equipe comprometida”, mencionou Emanoel Márcio.

A apresentação do tema do Festuern “Patrimônio e Identidade Cultural” coube ao pró-reitor adjunto de Extensão, Fabiano Mendes, que iniciou a fala elogiando o grupo artístico Araruna, da Escola Estadual Luís Dantas Cavalcanti, localizada no conjunto Redenção, Mossoró. O grupo apresentou uma dança típica durante a abertura do Festuern.

“Patrimônio não é propriedade, também não é sinônimo de passado, pois é algo experienciado no presente. O Festuern e a UERN são patrimônios do Rio Grande do Norte, em setembro estaremos coroando esse patrimônio. Sintam-se desafiados a fazer essa conexão intertemporal entre o passado e o presente”, afirmou Fabiano Mendes.

O evento contou ainda com a exibição de um vídeo e apresentação do regulamento por parte do coordenador do Festuern, Hallyson Dantas. As oficinas preparatórias ocorrerão em três polos – Mossoró, Alto do Rodrigues e Natal – nos meses de junho, julho e agosto.

 

Concurso Fotográfico “Um olhar sobre o Patrimônio e Identidade Cultural

O objetivo do concurso “Um olhar sobre o Patrimônio e Identidade Cultural” é incentivar o desenvolvimento do olhar artístico na escola por meio da fotografia, fazendo uso de novas tecnologias, como: câmeras fotográficas digitais, telefones celulares, entre outros equipamentos de captura de imagem.

O concurso é destinado às escolas que estão participando da XIV FESTUERN, podendo participar professores, alunos e coordenadores artísticos. São duas modalidades: Foto Documental e Foto Arte.

Conforme o cronograma, as inscrições podem ser realizadas no período de 10/06/2019 a 30/08/2019. A seleção das fotos finalistas pela comissão técnica será realizada de 2 a 5 de setembro. A escolha das fotos vencedoras será pelo voto popular, no período de 6 a 9 de setembro de 2019. O resultado será divulgado no dia 10 de setembro de 2019.

Veja o REGULAMENTO AQUI.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support