Cerca de 60 estudantes de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participaram neste domingo do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), voltado para estudantes da área. O Enamed substitui o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 para o referido curso.
O exame é obrigatório para concluintes de Medicina inscritos pelo coordenador de curso e opcional para estudantes e médicos formados que queiram usar a nota para o Exame Nacional de Residência (Enare). As provas ocorreram no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa (CEEP) Mossoró.
Para o estudante Gabriel Bonifácio, as expectativas para a prova são grandes. “Espero poder avaliar na prática tudo que aprendi no curso e também conseguir uma boa nota para passar na residência”, afirma.
A estudante Marina Bermonte não estava na lista dos inscritos obrigatórios para fazer o Exame. Mesmo assim, ela resolveu fazer a prova para poder testar os seus conhecimentos. “Não estou na lista dos que são obrigados a fazer, porém queria avaliar na prática tudo aquilo que estudei até agora”, declara.
O estudante José Henrique, do Centro Acadêmico de Medicina da Uern, não participou da prova neste ano, mas foi ao local do Exame para dar apoio e encorajamento aos seus colegas. “Esse é marco muito importante na vida deles”, diz. Ele ressalta que o exame é de suma importância tanto para os indicadores de avaliação do curso quanto para o futuro profissional dos participantes.
A reitora Cilícia Maia desejou sucesso a todos os participantes do Enamed. “Estamos aqui para fazer esse acolhimento aos nossos estudantes e também para passar toda a energia positiva para que eles possam fazer uma boa prova e aplicar todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. Esta é uma etapa muito importante em seu ciclo de formação”, frisa a reitora.
De acordo com a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), Allissandra Rodrigues, essa prova é de suma importância. “As provas do Enamed unificam as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Enade, que é utilizado como base para os indicadores de qualidade do curso, e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência. Estamos muito felizes e confiantes que teremos um resultado satisfatório”, avalia.
No próximo domingo, dia 26 de outubro, será a vez dos estudantes das licenciaturas realizarem o Enade, em conjunto com a Prova Nacional Docente. Serão 987 discentes dos cursos Letras Língua Portuguesa, Letras Língua Inglesa, Música, Pedagogia, Geografia, Filosofia, História, Matemática, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Educação Física, Química e Física. Para licenciaturas, além da prova teórica, há uma Avaliação Prática docente, que será desenvolvida em estágios supervisionados obrigatórios, com participação de supervisor de campo da rede básica e orientador docente da Universidade.
Por fim, 413 concluintes dos cursos de bacharelado realizarão o Enade no dia 23 de novembro. Os cursos avaliados nessa modalidade serão Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito.
Os locais das provas do Enade Licenciaturas e Bacharelado ainda não foram confirmados.
Ao todo, mais de 1.400 estudantes da Uern participarão dos três dias de prova. O Assessor de Avaliação Institucional da Uern, Wendson de Medeiros, destaca que a participação dos estudantes é essencial para o fortalecimento dos cursos e para a consolidação da qualidade acadêmica da Universidade. “Além de ser obrigatória para a colação de grau, a prova representa uma oportunidade de o estudante demonstrar seu aprendizado e contribuir para o reconhecimento nacional do curso”.