...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudantes da UERN vencem Prêmio BNB de Jornalismo pelo quarto ano consecutivo

A estudante Bênia Medeiros e a recém-graduada Wigna Ribeiro foram as grandes vencedores do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo na categoria universitária. A reportagem “Serra do Mel: prosperidade em meio à seca”, veiculada na UERN TV, foi considerada a melhor entre todos os trabalhos inscritos por estudantes de universidades de 11 estados brasileiros.

O resultado do prêmio foi anunciado na semana passada e a entrega da premiação acontecerá até o final deste ano em Fortaleza/CE. Com o resultado, este é o quarto ano consecutivo em que o troféu vem para estudantes do Departamento de Comunicação Social (DECOM/UERN). Bênia Medeiros é estudante do 6º período do curso de Comunicação Social e é estagiária da UERN TV.

A ideia da reportagem nasceu de uma conversa com a colega Wigna Ribeiro (graduada em Comunicação Social/UERN). Juntas, as duas foram até o município de Serra do Mel, conversaram com agricultores e contaram um pouco como eles conseguiram desenvolver projetos de sucesso mesmo em meio às dificuldades da seca. Finalizada a reportagem, ela foi exibida pela UERN TV, projeto laboratorial de telejornalismo, coordenado pelo professor Me. Fabiano Morais, que tem dado muitos resultados positivos à equipe. A reportagem de Bênia e Wigna concorreu com trabalhos de universitários de 11 estados brasileiros. A reportagem pode ser conferida no link: https://www.youtube.com/watch?v=fkAUdSCWYrY

Tradição – Desde 2013, a UERN tem sido a vencedora do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo na categoria universitária. Em 2013, o estudante do curso de Comunicação Social, habilitação em Radialismo, Tárcio Araújo, foi o vencedor com uma reportagem radiofônica sobre a feira agroecológica que acontece nas proximidades do Museu Lauro da Escóssia, em Mossoró. O trabalho contou com orientação do professor Me. Esdras Marchezan.

No ano seguinte, os estudantes Vanessa D’Oliviêr, Jéssica Mafra, Jhonatan Cruz, Edja Lemos, Maria do Socorro, Jeane Meire e Marcielly Sonaly conquistaram o troféu com a série de reportagens radiofônicas “Caminhos do Seridó”, sobre a produção têxtil da região. A orientação foi do professor Me. Esdras Marchezan. No ano passado, o prêmio ficou com os estudantes Saulo Vale, João Magagnin e Keydson Renato, com uma reportagem de rádio sobre a indústria petrolífera em solo potiguar. O trabalho foi orientado pelo professor Me. Giovanni Rodrigues.

Nas edições anteriores, o Banco do Nordeste concedia prêmios universitários por regiões. Os trabalhos inscritos por estudantes do Rio Grande do Norte concorriam com universidades da Paraíba, Maranhão e Minas Gerais. Neste ano, o banco escolheu apenas um trabalho vencedor entre todos os inscritos por universidades de 11 estados.

Para o chefe do Departamento de Comunicação Social, professor Esdras Marchezan, os alunos continuam mostrando a qualidade do trabalho que estão produzindo, em diversos projetos, revelando o potencial das ações que são desenvolvidas durante o curso. “Cada prêmio é importante em vários fatores. Tanto para o aluno, que vê seu trabalho no meio de outros de grandíssima qualidade, assim como também por estarem colocando seus nomes em evidência. Isso é importante para o futuro profissional destes alunos”, comenta.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support