...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudantes da Uern podem se inscrever no Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano

Os(as) estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) podem se inscrever, até o dia 31 de outubro, no Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (PILA Virtual 2026.1).

O programa tem como objetivo promover a formação acadêmica, profissional e intercultural dos(as) estudantes por meio da oferta de disciplinas em universidades de diferentes países da América Latina, fortalecendo o diálogo entre culturas e a integração regional.

Nesta edição, os alunos poderão se candidatar para cursar componentes curriculares ofertados por universidades do Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Cuba, Nicarágua, México e Chile. Atualmente, O Pila é um consórcio formado por 8 países da América Latina e do Caribe e 324 instituições de ensino.

Tutorial

Para participar, o estudante deve acessar o site oficial do Programa PILA Virtual (https://www.programapila.lat/) e clicar na opção “Convocatoria 2026-1, Programa Pila Virtual: Oferta para estudiantres”.

Na página seguinte (https://pila.cin.edu.ar/?ai=marca||224000006), é preciso preencher os seguintes campos:

  • Convocatoria: 2026-1 PILA Virtual
  • País de origen: Brasil
  • País de destino: (selecionar o país de interesse)
  •  Área de interesse

Após clicar em “Filtrar”, estarão disponíveis as disciplinas e demais informações sobre cada instituição participante.

Depois de escolher a disciplina, o estudante deve enviar um e-mail para diri@uern.br informando:

  • nome da universidade de destino;
  • nome da disciplina escolhida;
  • comprovante de matrícula atualizado;
  • cópia do histórico acadêmico.

Além disso, o discente deve preencher a ficha de inscrição e seguir as instruções constantes no manual do programa, disponíveis nos links abaixo:

Para dúvidas e mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DIRI) da Uern pelo e-mail diri@uern.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support