Graduandas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participaram do 8º Encontro de Mulheres Estudantes (EME), promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento ocorreu no período de 30 de março e 1 de abril, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.
Com o tema “Mulheres em movimento: a resistência feminista nas universidades e nas ruas”, o EME reuniu universitárias de todo o país para discutir políticas estudantis voltadas para mulheres e o fortalecimento do debate feminista nas universidades. Foram abordados temas como a legalização do aborto, o fim dos trotes machistas, a criação de creches na universidade e a luta contra a mercantilização do corpo e vida das mulheres.
Da UERN, estiverem presentes no encontro a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Glisiany Plúvia; a coordenadora do Diretório Acadêmico (DA) do Campus de Natal, Diana Araújo; a coordenadora do Centro Acadêmico (CA) de Ciências da Computação, Melissa Filgueira; e a graduanda do curso de Ciências Sociais, Maria Luiza. As estudantes contaram com o apoio da Universidade, que forneceu passagem aérea e deslocamento ida e volta entre aeroporto de Fortaleza (CE) e Mossoró.
Para Glisiany Plúvia, a participação no evento foi muito significativa para potencializar o debate sobre a assistência estudantil voltadas para as mulheres na Universidade. “Cada vez mais as mulheres entram nas universidades e setem a realidade de poucas políticas estudantis voltadas especificamente para elas. Esse é um momento rico de troca de experiências, onde podemos avaliar onde conseguimos avançar e onde precisamos seguir em frente”, avalia.
Ela informa que a proposta agora é sentar com a gestão da Universidade e compartilhar a experiência do Encontro, bem como “discutir os caminhos da assistência estudantil e o que fazer para melhorar a vida das mulheres na Universidade”, frisa a estudante. Uma das prioridades, segundo Glisiany Plúvia, está pensar sobre a construção da creche Universitária.