Os estudantes de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Rodolpho Albuquerque e Iasmin Cardoso, são finalistas no 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo. O anúncio do foi feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae RN), na última quarta-feira, 3.
Com a reportagem “O Santa Delmira é uma cidade”: A tradição do comércio de bairro, os estudantes conseguiram chegar à etapa final do concurso de jornalismo. O material foi produzido pelo projeto de extensão HiperLab Uern, sob coordenação e orientação do professor Esdra Marchezan.
A estudante Iasmin Cardoso relata sua primeira experiência participando de uma premiação. “Foi um trabalho intenso. Conseguimos conhecer e transparecer as particularidades das mulheres que fazem o comércio na Avenida Santa Luzia ser tão único. É extremamente gratificante ver o nosso trabalho sendo reconhecido”, diz.
Para Rodolpho Albuquerque, este é um material muito importante. “Fico muito feliz em ver o nosso trabalho coletivo ser valorizado, principalmente quando se trata do bairro onde eu moro desde pequeno, o Santa Delmira. Conseguimos dar voz às empreendedoras de uma avenida que não para de crescer desde sua criação”, comenta.
Esta é a segunda vez que o Prêmio Sebrae de Jornalismo oferta a categoria especial de Jornalismo Universitário. O intuito é compartilhar trabalhos produzidos e veiculados em meios de comunicação de instituições, reconhecendo as produções jornalísticas de estudantes no âmbito do empreendedorismo.
A solenidade de premiação dos vencedores do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo será no dia 10 de setembro, em Natal, e classificará os concorrentes para a etapa regional ainda em setembro. A próxima fase definirá os finalistas para a etapa nacional entre novembro e dezembro, em Brasília.
Pelo segundo ano consecutivo, a etapa potiguar do Prêmio Sebrae registra um recorde de participação: 112 trabalhos inscritos, número 40% superior ao registrado em 2024, quando foram contabilizados 80 matérias submetidas por profissionais e estudantes de comunicação.