Estudantes da Uern conquistam cinco prêmios no Intercom Nordeste

Estudantes do Departamento de Comunicação da Universidade do Rio Grande do Norte (Decom/Uern) Uern conquistaram cinco prêmios no Intercom Nordeste, realizado entre os dias 8 e 10 de maio, em Natal. As equipes foram premiadas nas categorias Outdoor; Podcast; Práticas Experimentais em Mídias Digitais; Produção em Jornalismo Investigativo e/ou de dados e Reportagem em vídeo/telejornalismo.

Na categoria Outdoor, o trabalho premiado foi “Isso aqui não é um sonho”, de autoria de Kaio Jailson Gomes Braz e co-autoria de Artur Abdon Fernandes Gomes e Joana Alice Lúcio Calistrato; a orientação é da professora Raquel Assunção.

Já na categoria Podcast/Videocast, os estudantes Vitor Gabriel Barros do Nascimento, Erick Medeiros, Taiane Chaves, Jailton Pereira, Arielly Barros, Raquel de Queiroz, Eduardo Felipe e Lucas Ribeiro conquistaram o primeiro lugar com o projeto “Arquivo Novela”, orientado pelo professor Artur Marques da Silva Neto.

O trabalho “Refúgio do Ilustrador” foi o grande vencedor na categoria Práticas experimentais em mídias digitais. O trabalho é de autoria do estudante Albert Mateus Costa, orientado pelo professor Artur Marques da Silva Neto.

Na categoria Produção em Jornalismo Investigativo e/ou de dados, o projeto vencedor é “Distribuição de água alternativa cresce e vira mistério no RN”, dos estudantes Alessandro Dantas, Alice Kelly Silva e Bianca Mires. A orientação é do professor Tobias Queiroz. E na categoria Reportagem em vídeo/telejornalismo, os ganhadores foram os estudantes Ellen Darfnny, Ester Chagas e Joyce Dayane Costa, com o trabalho “Coleção Mossoroense”, orientado pelo professor
Fabiano Morais.

Para o estudante Erick Medeiros, é uma alegria muito grande. “Este ano foi a primeira vez que participei do Intercom e posso dizer que foi uma experiência incrível e muito rica. Não consigo mensurar em palavras a energia maravilhosa dos momentos em que pude torcer e gritar pelo nome da Uern em sintonia com meus colegas e amigos. Sinto apenas gratidão por tudo o que vivi e também por conquistar e trazer um prêmio para a Universidade, é de uma felicidade e satisfação enormes”, declara.

O estudante Albert de Souza destaca que foi uma realização imensa. “A gente sempre fica feliz em poder gritar o nome da Uern quando um amigo nosso se torna ganhador, agora quando você mesmo é o ganhador, é uma sensação de conquista e realização de um projeto que levou meses para ser finalizado, mas agora está sendo reconhecido”, afirma.

O professor Artur Marques da Silva, orientador de dois dos trabalhos premiados, declara que está muito feliz com o resultado. “A gente levou mais de 70 estudantes para Natal, para participar do Intercom Regional. Eles aproveitaram bem os encontros, com excelentes apresentações e conquista de prêmios. O Intercom é uma atividade fundamental para o estudante conhecer outras instituições e interagir com outras universidades, é um momento de aprendizado que contribui muito para a formação final dos estudantes”, diz.

PROJETOS PREMIADOS

RÁDIO, TV E INTERNET
– Nome do projeto: Refúgio do Ilustrador
Categoria: RTV07 – Práticas experimentais em mídias digitais.
Líder: Albert Mateus Costa de Souza
Orientador: Artur Marques da Silva Neto

– Nome do projeto: Arquivo Novela
Categoria: RTV03 – Podcast/Videocast
Líder: Vitor Gabriel Barros do Nascimento
Orientador: Artur Marques da Silva Neto
Co-autores: Erick Medeiros, Taiane Chaves, Jailton Pereira, Arielly Barros, Raquel de Queiroz, Eduardo Felipe e Lucas Ribeiro.

JORNALISMO
– Nome do projeto: Distribuição de água alternativa cresce e vira mistério no RN
Categoria: JO16 – Produção em Jornalismo Investigativo e/ou de dados
Líder: Alessandro Dantas Avelino