Mais de 1.400 estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deverão realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025. Este ano, o exame trouxe algumas novidades, dentre elas, a realização do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), voltado para estudantes concluintes do curso de Medicina.O Enamed, portanto, substituirá o Enade para o referido curso.
A prova do Enamed acontecerá neste domingo, 19 de outubro. O exame é obrigatório para concluintes de Medicina inscritos pelo coordenador de curso e opcional para médicos formados que queiram usar a nota para o Exame Nacional de Residência (Enare). Serão 60 alunos da Uern participantes nessa categoria.
As provas serão realizadas no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa (CEEP) Mossoró. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Já as provas iniciam às 13h30.
No dia 26 de outubro será a vez dos estudantes das licenciaturas realizarem o Enade, em conjunto com a Prova Nacional Docente. Serão 987 discentes dos cursos Letras Língua Portuguesa, Letras Língua Inglesa, Música, Pedagogia, Geografia, Filosofia, História, Matemática, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Educação Física, Química e Física. Para licenciaturas, além da prova teórica, há uma Avaliação Prática docente, que será desenvolvida em estágios supervisionados obrigatórios, com participação de supervisor de campo da rede básica e orientador docente da Universidade.
Por fim, 413 concluintes dos cursos de bacharelado realizarão o Enade no dia 23 de novembro. Os cursos avaliados nessa modalidade serão Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito.
Os locais das provas do Enade Licenciaturas e Bacharelado ainda não foram confirmados.
O Assessor de Avaliação Institucional da Uern, Wendson de Medeiros, fala da importância desses exames. “A participação dos estudantes é essencial para o fortalecimento dos cursos e para a consolidação da qualidade acadêmica da Universidade. Além de ser obrigatória para a colação de grau, a prova representa uma oportunidade de o aluno demonstrar seu aprendizado e contribuir para o reconhecimento nacional do curso”, afirmou.