...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudante que inspirou a criação da Samy se forma em Enfermagem

A Samy se formou! Na verdade, a estudante Samara Lopes, cuja história inspirou a criação da Samy (a primeira aluna virtual da Uern) conquistou, na noite desta terça-feira, 18, o título de graduação no curso de Enfermagem, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Pau dos Ferros.

Desde 2022, a assistente virtual Samy está presente em diversas ações da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da Uern, auxiliando estudantes que tenham dúvidas sobre os diversos programas oferecidos pela Instituição ligados à assistência estudantil. A história para a criação da Samy veio do exemplo de Samara Lopes, que representa a trajetória de desafios de tantas mulheres ao longo da graduação.

Filha de agricultores, Samara Lopes é natural de Doutor Severiano e mãe de três filhos, Damitt Emanuel, Sarah Emanuella e Anna Catarina. Ela estudou toda a educação básica em escola pública e seu sonho sempre foi trabalhar na área da Saúde.

Quando foi aprovada na Uern para o curso de Enfermagem, estava no final de uma gestação, e sua segunda filha Sarah nasceu no mesmo dia que iniciaria as aulas, em 18 de fevereiro de 2019. Desde então, ela sabia que a caminhada acadêmica não seria fácil.

“Naquele momento, talvez algumas pessoas vissem aquela situação como um empecilho, mas preferi acreditar no meu sonho, que ele se realizaria”, compartilha. Ela conta que cursou os três primeiros meses da graduação em casa, por causa do nascimento da filha. Após esse período, precisou retornar à sala de aula de forma presencial.

“Nesse momento, me senti muito desafiada, pois estava diante de duas das coisas mais importantes da minha vida, meus filhos e meu futuro. E não queria ter que abrir mão da Faculdade.  Até pensei em desistir, mas acabei decidindo que não trancaria o curso”.

Ciente dos desafios, Samara pegou sua filha no colo, cheia de bolsas e foi para a Uern, pois não tinha com quem deixar a bebê. “E assim segui durante algum tempo. Foram momentos difíceis, desafiadores, mas importantes, porque me tornei uma pessoa forte, resiliente”, lembra.

Durante o caminho, ela encontrou muitas pessoas que abraçaram a sua luta e a ajudaram a vencer. “Minha família, meus colegas de classe, meus professores e de forma muito especial a Prae, que sempre esteve me apoiando, com auxílios financeiros”, conta. A história de Samara foi inspiração para a criação do auxílio-creche, que ajuda a inúmeras mães a permanecem na graduação e realizarem seus sonhos.

Para Samara Lopes, a  chegada desse auxílio foi extremamente importante, pois permitiu que ela estudar e ter condições de pagar um cuidador pra sua filha. “E graças a todo a esse apoio, no dia 18 de fevereiro de 2025, exatamente seis anos depois, me formei”, comemora.

E complementa: “Sou muito grata a Deus por tudo, e vejo que ele escreve a nossa história lindamente, e me sinto feliz de ter entendido o propósito dele pra minha vida e não ter desistido, ele permitiu que a minha formatura fosse no mesmo dia em que tudo começou. Também agradeço todo o apoio que tive da Uern”, afirma.

Segundo ela, a  maternidade na graduação a aproximou de um mundo que hoje é sua paixão, a obstetrícia e pediatria. “Amo trabalhar com crianças, acompanhar a gestação, o nascimento, crescimento da criança… E o meu sonho para o futuro é trabalhar nessa área”, declara.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support