Texto: Iasmin Cardoso – estagiária de Jornalismo da Agência de Comunicação (Agecom)
A estudante de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) da Universidade do estado do Rio Grande do Norte (Uern), Maria Eduarda, conquistou duas menções honrosas no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), realizado em Natal (RN), no último sábado, 13.
Os trabalhos intitulados “Da Universidade à Comunidade: o impacto territorial da responsabilidade social de egressos médicos no Semiárido brasileiro” e “Inteligência Artificial no ensino médico: percepções discentes e os desafios da transformação pedagógica no interior do Rio Grande do Norte”, ganharam, respectivamente, primeiro e terceiro lugar na modalidade de melhor apresentação oral.
A homenageada explica sobre a temática dos trabalhos apresentados durante o evento.
“O primeiro trabalho nasceu de uma iniciativa da comunidade acadêmica e do meu orientador, Prof. Dr. Thales Fernandes, de avaliar o perfil dos egressos do curso de Medicina da Facs e entender o impacto que eles geram em nosso território”, iniciou.
E continua: “Já o segundo trabalho foi uma temática que eu havia desenvolvido em outros projetos previamente e representa uma das análises realizadas em nosso último PIBIC, em parceria com os discentes Denise Rocha e Caio Barbosa, sob a orientação do professor Thales. Essa pesquisa foi fruto desse projeto de iniciação científica em conjunto, no qual avaliamos o perfil do uso das IAs entre os nossos discentes e que resultou nesse outro trabalho premiado em terceiro lugar”.
A estudante também destaca suas expectativas e emoção ao receber o resultado.
“Minha expectativa era apenas realizar uma boa apresentação e divulgar nossas pesquisas. O resultado superou qualquer expectativa: não só uma, mas receber duas menções honrosas, foi indescritível a sensação de dever cumprido”, frisa sua satisfação diante da premiação.
O professor Thales Fernandes evidencia seu orgulho pela orientanda. “Ver Maria Eduarda reconhecida como melhor apresentação oral no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica, em Natal, nos enche de orgulho e gratidão. É um sinal de que estamos no caminho certo, embora cientes de que ainda há muito a construir”, diz.
Congresso
Realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, no Centro de Convenções de Natal (RN), o evento reuniu cerca de 2 mil estudantes e pesquisadores, tendo como tema central “Do Mar ao Sertão – Os novos paradigmas da educação médica”.