O Departamento de Ciências Biológicas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, promove nesta quinta-feira (12), palestras sobre diabetes e obesidade. O palestrante é o professor Paulo Cezar de Freitas Mathias, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D e professor titular da Universidade de Maringá/PR.
As palestras serão realizadas no Campus Central e são abertas ao público.
Por ter grande experiência em Pós-Graduação Stricto Sensu, o professor Paulo Cezar de Freitas Mathias vai auxiliar na elaboração da proposta de criação do Mestrado em Ciências Biológicas da instituição, que será enviada a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para isso, foi agendada para a próxima sexta-feira (13) uma reunião com os membros da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG).
Palestras
“Diabetes: Fatores determinantes e terapias tradicionais e alternativas” .
Data: 12 de Maio de 2011
Local: Auditório da Faculdade de Educação
Hora: 15 h
A Fome pode ser geratriz da Obesidade
Data: 12 de Maio de 2011
Local: Auditório do PRODEPE
Hora: 19:30 h
Palestrante:
Paulo Cezar de Freitas Mathias
Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D
Paulo Cezar de Freitas Mathias concluiu o doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo em 1986. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Maringá e Pesquisador Visitante na UERJ.
Publicou 60 artigos em periódicos especializados e 150 trabalhos em anais de eventos. Segundo o Science Citation Index, ISI, EUA, o pesquisador tem indexado 50 artigos que receberam 688 citações, índice H de 14.
Participou de 25 eventos no Brasil. Orientou 18 dissertações de Mestrado e co-orientou 2, orientou 11 teses de Doutorado, além de ter orientado 42 trabalhos de Iniciação Científica e 8 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Fisiologia, Medicina e Bioquímica. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens.
Atua na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina. Em suas atividades profissionais interagiu com 170 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ratos, obesidade, secreção de insulina, MSG, lactação, ilhotas pancreáticas, desnutrição proteica, glicemia, catecolaminas e camundongos.