Escolhidos tema e homenageados com a Medalha da Abolição de 2023

O tema e os (as) homenageados (as) com a Medalha da Abolição de 2023 foram definidos na tarde de ontem, 05. A comenda, criada pela Lei Municipal 20/68, será entregue durante a Assembleia Universitária, ocasião em que se comemora, em 28 de setembro, o aniversário de 55 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

A reunião com a Comissão Permanente da Medalha da Abolição foi presidida pela reitora Cicília Maia.

“A Uern também é sua” foi o tema escolhido, por representar a ideia de que a Universidade não é só dos estudantes, professores e técnicos, mas é um patrimônio de todo o Rio Grande do Norte e, assim, deve ser defendida e apoiada.

Por decisão unânime, a comenda será entregue à professora Nevinha Gurgel, reitora da Uern entre 1993 e 1997; ao professor Felipe Caetano (in memorian), militante da cultura e do teatro; e à empresária Zilene Marques, diretora geral da TCM Telecom.

A concessão da medalha é feita a personalidades que tenham se notabilizado na prestação de serviços à comunidade, nas áreas de educação e cultura, sobretudo em benefício da Uern.

Além da presidenta Cicília Maia, compõem a Comissão os seguintes representantes da comunidade mossoroense: Francisco Solon Dantas Neto, Francisco Rubens Coelho de Figueiredo, Frank da Silva Felizardo, Geraldo Maia do Nascimento, Nelson Lucas Pires Júnior, Nilson Brasil Leite, Maria Ivonete Soares Coelho, Francisco Carlos Carvalho de Melo, Wilson Bezerra de Moura e José Airton Marcelino de Mendonça.

Homenageados:

• Nevinha Gurgel

Ingressou na Uern em 1º de março de 1971. Foi professora do Departamento de Educação, pró-reitora de graduação, vice-reitora e reitora.

Durante sua gestão (1993-1997) realizou vários avanços na administração universitária, como o registro dos diplomas na própria universidade.

Elaboração do projeto do curso de Ciência da Computação.

Estruturação das instalações físicas do curso de Educação Física de Mossoró (construção do campo de futebol e piscina).

Ampliação do corpo docente da Uern, com a realização de quatro concursos públicos para professor. Impulsionou a capacitação docente, com a oferta de bolsas.

Escreveu, em co-autoria com a professora Raimunda Almeida, o primeiro livro didático sobre História e Geografia do RN, pautando tema nas escolas da educação básica de todo o estado.

• Felipe Caetano (in memorian)

Ingressou na Uern em 1972 como professor do Departamento de Ciências Sociais. Foi três vezes pró-reitor de Extensão. Em suas gestões, a extensão universitária passou por um crescimento significativo, com a criação do Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire, do Grupo de Teatro Universitário de Mossoró (Grutum), do Grupo de Dança Universitário de Mossoró (Grudum) e do Festival de Teatro da Uern (Festuern).

Teve grande importância para o desenvolvimento da cultura em Mossoró. Foi secretário municipal adjunto de Cultura e diretor do Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

A sua luta também ficou marcada no movimento sindical, sendo ele um dos fundadores da Associação dos Professores de Mossoró (APM) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN).

Faleceu em 19 de dezembro de 2020, em decorrência de complicações de Covid-19.

• Zilene Marques

Diretora geral da TCM Telecom.

No início dos anos 2000, fundou, com o professor Milton Marques de Medeiros, a TV Cabo Mossoró. O grupo TCM evoluiu. Hoje a TCM Telecom está presente nas cidades de Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Caraúbas, Upanema, Assú, Tibau, Pau dos Ferros, Campo Grande, Itajá e Ipanguaçu gerando empregos e oportunidades.

Iniciou sua trajetória profissional na Casa de Saúde São Camilo de Lélis. É graduada em Serviço Social pela Uern. Cursou Administração dos Serviços de Saúde na Universidade de Ribeirão Preto, em São Paulo; e se especializou em Administração Hospitalar e Gestão da Qualidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Foi assessora especial do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte.