Foram conhecidos(as), na tarde de hoje, 17, os(as) grandes vencedores(as) da 19ª edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern). A Escola Municipal em Tempo Integral Sebastião Ferreira, de Pendências, conquistou 10 dos 17 prêmios, inclusive o de melhor espetáculo.
A solenidade aconteceu no Teatro Dix-huit Rosado, local onde centenas de jovens de 28 escolas públicas potiguares apresentaram, desde o dia 13, seus talentos no palco.
Participaram este ano instituições de Mossoró, Alto do Rodrigues, Pendências, Areia Branca, Governador Dix-Sept Rosado, Parelhas, Guamaré, Barcelona, Caicó, Macau, Jandaíra, Galinhos e Jardim de Piranhas.
A escola reconhecida com a maior quantidade de prêmios apresentou o espetáculo “A botija encontrada e o mistério da alma penada”, cuja direção foi de Junior Dantas.
“Um sentimento que não consigo descrever, não há palavras. Pra gente gente do grupo é uma felicidade enorme, porque só nós sabemos o processo, o quão é difícil chegar aqui e competir com tantas escolas. Esse resultado é muito maravilhoso, o resultado de um trabalho duro, de um trabalho incansável”, comentou.
A reitora Cicília Maia enalteceu o poder que o Festuern tem ao longo dos seus 20 anos na formação de atores e atrizes, sobretudo na formação humana.
“Foram dias de muitos aprendizados, de vivências transformadoras e uma verdadeira celebração da arte, da música, da cultura, tudo isso integrado com a educação e também com muita sensibilidade humana de todos aqueles que demonstraram suas forças para que esse festival pudesse acontecer”, destacou.
Para o professor Esdras Marchezan, titular da Pró-reitoria de Extensão (Proex), o Festuern prova a qualidade que existe na educação pública.
“A escola pública é um monte de gente trabalhando, pensando na melhor forma de educar os nossos filhos, as nossas filhas. O Festuern é também uma forma da Universidade dizer “muito obrigado a você educadora, a você educador, pelo trabalho que você realiza em favor do Rio Grande do Norte, em favor do Brasil”, ressaltou.
Mical Martins, consultora do Banco do Nordeste Cultural em Mossoró, entidade realizadora do Festuern juntamente com a Universidade e demais parceiros, falou da satisfação da parceria com a Uern na realização do evento.
“Que orgulho pra nós! Isso tem tudo a ver com a nossa missão de desenvolvimento regional. Cultura também é desenvolvimento regional, educação é desenvolvimento regional e elas precisam andar juntas. Eu espero que todo mundo que participou, a gente sabe que é um trabalho realizado a muitas e muitas mãos, mas especialmente para os jovens, espero tenha sido uma oportunidade ímpar na vida de vocês”, finalizou.
Confira a lista de vencedores(as) em todas as categorias:
- Trilha sonora
“A botija encontrada e o mistério da alma penada” – Escola Municipal em Tempo Integral Sebastião Ferreira (Pendências)
- Figurino
“A botija encontrada e o mistério da alma penada” – Escola Municipal em Tempo Integral Sebastião Ferreira (Pendências)
- Cenário
“O canto da serpente a lenda da ilha das cobras” – Escola Municipal Professor Freitas (Galinhos)
- Maquiagem
“O brotar da resistência” – Escola de Artes Alto em Cena (Alto do Rodrigues)
- Ator
Dionisio Filho – “A peixeira de Jurema” – Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Desembargador Silvério Soares (Areia Branca)
- Ator infantil
João Lucas Nascimento – “A botija encontrada e o mistério da alma penada” – Escola Municipal em Tempo Integral Sebastião Ferreira (Pendências)
- Ator coadjuvante
Gustavo Pereira – “Pátria amarga” – Escola Estadual Professora Maria Stella Pinheiro Costa (Mossoró)
- Ator infantil coadjuvante
João Lucas Oliveira – “A botija encontrada e o mistério da alma penada” – Escola Municipal em Tempo Integral Sebastião Ferreira (Pendências)
- Atriz
Jennifer Araújo – “A peixeira de Jurema” – Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Desembargador Silvério Soares (Areia Branca)
- Atriz infantil
Vitória Neves – “A botija encontrada e o mistério da alma penada” – Escola Municipal em Tempo Integral Sebastião Ferreira (Pendências)
- Atriz coadjuvante
Rita Liara – “Aqui jaz um homem que não perdeu a esperança” – Escola Municipal Walfredo Gurgel
- Atriz infantil coadjuvante
Maria Eduarda Nevez – “A botija encontrada e o mistério da alma penada” – Escola Municipal em Tempo Integral Sebastião Ferreira (Pendências)
- Ator revelação
Luiz Fernando – “O brotar da resistência” – Escola de Artes Alto em Cena (Alto do Rodrigues)
- Atriz revelação
Raisa Ariely – “A botija encontrada e o mistério da alma penada” – Escola Municipal em Tempo Integral Sebastião Ferreira (Pendências)
- Dramaturgia
“A botija encontrada e o mistério da alma penada” – Escola Municipal em Tempo Integral Sebastião Ferreira (Pendências)
- Direção
“A botija encontrada e o mistério da alma penada” – Escola Municipal em Tempo Integral Sebastião Ferreira (Pendências)
- Espetáculo
“A botija encontrada e o mistério da alma penada” – Escola Municipal em Tempo Integral Sebastião Ferreira (Pendências)
Bate papo com os jurados
Ao final da premiação, os(as) jovens artistas participaram de uma roda de conversa com Tony Silva, Igor Fortunato e Hélio Lima sobre a avaliação dos espetáculos e as atuações. Os três, com experiências e estudos na área, foram os jurados desta edição do Festuern.
Referência nacional em teatro encerra Festuern