Em uma tarde de muita emoção, 32 idosos e seus familiares celebraram a entrega de certificação da turma “Envelhecendo ativamente”, do programa Uern 60+, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) em Pau dos Ferros. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira, 11, no auditório do Campus.
Mais do que a entrega de um certificado, a solenidade marca a celebração da conquista de um importante ciclo na vida de dezenas de família. E foi junto com a família que a concluinte Maria Luzani, de 75 anos, comemorou o encerramento de mais esta etapa em sua vida.
Ela celebrou a conquista do certificado ao lado dos pais Hilda Maia, 97 anos, e Luiz de Freitas, 96 anos. “É uma alegria muito grande poder estar junto da minha família compartilhando desta conquista”, declara. Maria Luzani é egressa da Uern, do curso de Pedagogia, e hoje retorna a Universidade em um momento.
“Fui a primeira da minha família a concluir o ensino superior. Hoje, aposentada e com uma filha também formada pela Uern, tenho o prazer de retornar a Universidade para pode ter novos aprendizados e novas experiências”, frisa Maria Luzani.
Em seu discurso, a reitora Cicília Maia destacou a trajetória da escritora Cora Coralina que publicou o primeiro livro aos 75 anos de idade como uma inspiração para os concluintes. “Sua trajetória inspira nós mulheres brasileiras de que cada etapa da vida é fértil e que a idade não limita a criação”, afirmou.
Ela também externou o exemplo do casal Judith e Absalão, que sempre defenderam a educação como agente transformador de vida. “Conheci o amor de Judith e Absalão pela educação através de Janaina, que estudou comigo em Campina Grande (PB). Eles sempre defenderam a educação. E hoje, vê-los formando, junto com essa turma tão diversa, me faz ter a certeza do papel indispensável da Uern como um espaço transformador de vidas”, declara.
