Encontro marca atividades comemorativas ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado em 26 de abril, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg), promoverá o encontro sobre a referida data. O evento será realizado nesta sexta-feira, 26, a partir das 9h, de forma remota, através da plataforma Google Meet.

Com o tema “De descobertas a valores: a importância de transformar sua pesquisa em Propriedade Intelectual”, o encontro debaterá sobre a necessidade de pesquisadores protegerem legalmente seus produtos e inovações.

O encontro contará com a exposição do chefe do Escritório de Difusão Regional Nordeste do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Eduardo Andrade Bemfica, que apresentará informações sobre a importância de proteger a propriedade intelectual, além de orientações sobre como registrar as pesquisas e produtos.

Além disso, os pesquisadores João Maria Soares e Ana Clara Soares, ambos com cartas patentes aprovados pelo INPI, compartilharão suas experiências sobre o processo de pesquisa e registro de propriedade intelectual. A mediação do encontro será de responsabilidade da Profª. Ma. Cintia Sousa.

Atualmente, a Uern conta oito cartas patentes e 22 pedidos de patentes. Além disso, a Universidade tem 48 registros programas de computador, cinco marcas registradas e três registros de marca em análise.

O Dia Mundial da Propriedade Intelectual é uma iniciativa criada no ano 2000 pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e tem o propósito de aumentar a conscientização sobre como os direitos de propriedade intelectual impactam a vida diária de todos. Também visa celebrar a criatividade e a contribuição de criadores e inovadores para o desenvolvimento da sociedade em geral.