...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Encontro de História da Mídia do Nordeste é iniciado na Uern

Começou na noite de ontem, 12, e segue até amanhã, 14, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o VIII Encontro de História da Mídia do Nordeste. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e o Departamento de Comunicação (Decom) da Uern.

“Políticas do tempo na história das mídias – contextos regionais: vozes e diversidades locais” é o tema central que busca fazer uma reflexão sobre o impacto da mídia na sociedade e as diferentes percepções do conceito de tempo na comunicação.

A abertura, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), contou com apresentações culturais de música e dança, credenciamento, fala de autoridades e mesa redonda.

“Sediar um evento de grande magnitude, que envolve todo o Nordeste, para a gente é de grande valia. Esperamos que o oitavo Encontro de História da Mídia no Nordeste seja esse espaço fértil de ideias descobertas e que fortaleça cada vez mais os nossos laços, laços enquanto pesquisadores e cidadãos comprometidos com a construção de um futuro mais justo, crítico e consciente”, comentou a reitora Cicília Maia.

Diretora regional Nordeste da Alcar, a professora Dra. Valquíria Kneipp ressaltou a variedade de público que o evento recebe.

“Por mais que a gente estude na faculdade, durante a graduação, durante o mestrado, o doutorado, é muito importante falar da história, pesquisar a história. E o evento da Alcar é um evento que ele não tem nenhum tipo de preconceito, são alunos de graduação, mestrandos, doutorandos, doutores, pós-doutores, todos os níveis de pesquisa acolhidos”, disse.

Para a professora Daiany Dantas, chefe do Decom, “a gente tem uma cidade [Mossoró] que demanda um olhar mais aprofundado, mais singularizado e os nossos docentes são empenhados em fazer acontecer, em fazer publicações, fazer pesquisa, realizar eventos”.

O professor Marcílio Falcão, diretor da Fafic, acolheu os(as) participantes e convidados(as) e desejou sucesso nas discussões que extrapolam os limites da comunicação social e alcançam outros cursos, como o de História, por exemplo.

Após o momento das falas, foi realizada a mesa redonda “Re-visões e poéticas disruptivas de racialidade e gênero”, com Karla Holanda (UFF) e Andrielle Mendes (Fiocruz), e mediação de Pamella Rochelle (PPGCISH-Uern).

Durante esta quarta-feira, 13, serão realizados grupos de trabalho e mesas redondas. Na quinta-feira, 14, acontece a mostra audiovisual Ivonete de Paula.

Confira programação, convidados(as), grupos de trabalho, entre outras informações no site oficial ou acompanhe o evento no Instagram @alcarnordeste.2024.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support