A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), realizou, no período de 10 a 14 de novembro de 2025, a XIII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) – evento que tem como objetivo principal integrar docentes, discentes e a sociedade para compartilhar as pesquisas desenvolvidas na Instituição, com destaque especial para os projetos de Iniciação Científica.
Durante toda a semana, diversas atividades foram desenvolvidas em todos os campi da Universidade, tais como mesas-redondas, workshops e palestras que abordaram temas voltados para ciência, tecnologia e inovação.
“A edição deste ano reafirmou o papel da Uern como protagonista na produção e difusão do conhecimento científico. Foram mais de 370 trabalhos inscritos, revelando a força, a criatividade e o compromisso dos nossos estudantes e pesquisadores com o desenvolvimento da ciência e com o bem-estar da sociedade”, comentou o coordenador da SCTI, professor Pablo de Castro.
Um dos momentos marcantes foi a abertura da programação, com a palestra “Cultura Oceânica: preservar os mares, proteger o planeta”, proferida pelo professor Flávio Lima, coordenador do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB/Uern). “Tivemos uma abertura memorável, com a palestra inspiradora que discutiu a importância da cultura oceânica para o enfrentamento das mudanças climáticas – tema central desta edição. Nos dias seguintes, a programação seguiu pujante e muito enriquecedora, promovendo reflexão, aprendizado e a integração entre a academia e a comunidade”, declarou Pablo de Castro.
Por meio do trabalho e dedicação de toda uma equipe composta por monitores, técnicos e professores, o evento foi um sucesso, segundo a organização. “Encerramos a semana com o sentimento de missão cumprida e com a certeza de que a ciência, a tecnologia e a inovação seguirão cada vez mais fortes dentro da Uern”, finalizou Pablo de Castro.
Confira alguns registros da SCTI 2025 nos diversos campi:
