Empresa Júnior do Curso de Economia apresenta resultados da Feira de Mulheres Empreendedoras e Artesãs

Na manhã desta segunda-feira, 12, na Sala de Reuniões da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Empresa Júnior Lastro Consultoria e Investimentos, formada por estudantes do Curso de Ciências Econômicas, apresentou dados cruciais sobre a Feira de Mulheres Empreendedoras e Artesãs (Fêmea). A iniciativa, que vem se consolidando como uma oportunidade ímpar para mulheres que não tiveram chances profissionais anteriormente, recebeu uma análise detalhada dos seus gastos e desafios, com ênfase na precificação, considerada o maior obstáculo enfrentado pelas artesãs.

A apresentação dos dados destacou o impacto transformador que a Fêmea tem na vida dessas mulheres. A feira não só oferece uma plataforma para expor e vender seus produtos, mas também atua como um motor de mudança social e econômica. Com os dados em mãos, a Lastro Consultoria está ajudando essas mulheres a crescerem e se desenvolverem profissionalmente, trazendo esperança e novas perspectivas para suas vidas.

O professor Esdras Marchezan, titular da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), destacou a ampliação dos esforços da Uern em apoiar iniciativas como a Fêmea. “Já estamos com o acordo de cooperação com o instituído em curso, para ampliar esse trabalho de levar recursos e benefícios. A missão é chegar mais próximo das pessoas,” afirmou.

A apresentação dos dados da Fêmea pela Lastro Consultoria sublinha o impacto social significativo que a universidade pode ter na comunidade. Ao proporcionar às mulheres empreendedoras e artesãs ferramentas e conhecimentos para superar desafios como a precificação, a Uern, através da Lastro, fortalece não apenas a economia local, mas também a autoestima e o empoderamento dessas mulheres.

O trabalho realizado pelos estudantes de Economia vai além da sala de aula, proporcionando uma vivência prática e uma conexão direta com as necessidades da sociedade.

A professora Genivalda Cordeiro, Chefe do Departamento de Economia e tutora da Empresa Júnior, junto com o professor Franklin Filgueira, ressaltou a origem e a evolução da Lastro Consultoria: “Nascemos em 2021 em pleno período pandêmico. Em janeiro de 2022 a gente já estava com o CNPJ. E a empresa já prestou consultoria de precificação para Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A Lastro tem feito esse trabalho de aproximar o curso de economia da comunidade”.

A reitora da Uern, Cicilia Maia, comentou sobre a importância da Fêmea no fortalecimento da autoestima e no resgate da dignidade das mulheres envolvidas. “A autoestima dessas mulheres, ao ver a feira crescendo cada vez mais, é importante. Quando se vê o resgate dessa mulher, do ponto de vista profissional, vemos uma situação de transformação. Se mudar a vida de uma única mulher, já está valendo,” enfatizou.

Micheli Angélica, idealizadora da Fêmea, acrescentou um aspecto emocional à discussão, destacando que essas mulheres passam “por situações de abuso, por essas mulheres que não têm renda. Então, também tem esse lado de transformar não só a vida profissional, mas pessoal”.

Os estudantes envolvidos na Lastro também compartilharam suas experiências e aprendizagens. João Victor, aluno do 9º período do curso de Economia, destacou o desenvolvimento de habilidades interpessoais. “Além das habilidades acadêmicas, as soft skills, como falar em público, trabalhar em equipe etc.”, comentou. Já Ênio Germano, aluno do 8º período, ressaltou a importância do trabalho em campo: “Esse trabalho é importante porque nos faz ver a realidade para além dos livros”. Gabriela Jennifer, aluna do 9º período, complementou ao falar das oportunidades criadas. *“Criamos também muitas oportunidades profissionais, como network”.

Confira o perfil no Instagram da Fêmea neste link.

Fotos: Luziária Machado/Uern