...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Emoção marca solenidade de Certificação do programa Uern 60+ em Mossoró

“Percebemos que a vida vale muito a pena e que nunca é tarde para sonhar”. Foi com essa frase que o senhor Aldeci Medeiros finalizou seu discurso durante a solenidade de Certificação da turma 2025.1 do programa Uern 60+, ocorrida na tarde de hoje, 18,  na Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Seu Aldeci foi um dos 68 alunos concluintes do Programa Uern 60+, iniciativa da Pró-reitoria de Extensão da Uern (Proex), que visa levar conhecimento a pessoas idosas e, sobretudo, permitir que elas ampliem seus horizontes, através de práticas socioeducativas e da troca de experiências entre pessoas de diversas idades. “A Uern é uma Universidade socialmente referenciada, inclusiva e includente, que não abre mão de conectar todas as pessoas da nossa sociedade”, disse a reitora da Uern, Cicília Maia, reforçando o importante papel desse programa para levar a educação a todos e a todas.

No primeiro semestre de 2025, através da parceria com a Prefeitura de Mossoró e com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na pessoa de Frei Francisco e da professora Daniele Bessa,  foram ofertados os cursos de “Educação Midiática e letramento digital” e “Cidadania e qualidade de vida” para três turmas em Mossoró, sendo duas no campus da Uern e uma no bairro Alto da Conceição, além de turmas em Caicó, Natal e Pau dos Ferros.

Após 3 meses de curso, o sentimento foi de gratidão. Durante a solenidade, que contou com a apresentação da camerata de flautas da Uern, a emoção tomou conta de todos os presentes. Benedita Andrade, de 60 anos, já tem uma longa história com a universidade, sendo egressa de dois cursos. Quando viu a oportunidade de participar de mais uma atividade, não pensou duas vezes. “Sou apaixonada pela Uern e quando vi a chance de aprender sobre o uso de tecnologias digitais, resolvi participar”, disse. Além do conhecimento adquirido, o que marca esses alunos é a oportunidade de vivenciar novas experiências. “Fizemos amizades, foi um momento singular”, ressaltou Benedita.

Para D. Maria Amélia, de 71 anos, foram momentos de muita alegria e convivência. “No começo eu não queria ir, fiquei um pouco temerosa. Mas resolvi ir e foi maravilhoso, eu adorei”, declarou. O incentivo veio de sua filha, a servidora pública Keyla Lemos, que resolveu matricular a mãe no programa. “Quero deixar uma mensagem para que os filhos também estimulem seus pais a participar. Idosos precisam de atividades, de amizades e de interação social. Então incentivem e deem esse suporte”, disse.

A coordenação do Uern 60+ comemora a grande adesão ao programa. “ A gente vê que estamos ganhando cada vez mais a confiança da população potiguar. Começamos o programa na área da extensão com 30 alunos e somente uma turma em Mossoró, e agora já vamos formar mais de 150 alunos em Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Natal”, celebrou Esdras Marchezan, pró-reitor de extensão da Uern. O diretor de Educação e Ações Comunitárias (DEAC/Proex), Saulo Gomes, falou da alegria em formar tantos idosos. “Nós estamos todos muito felizes com esse número e com esse brilho no olhar de cada um deles”, comentou.

Veja aqui os registros da solenidade.

Inscrições para turmas do segundo semestre do Uern 60+ estão abertas

Para o segundo semestre de 2025, a Uern está ofertando mais de 300 vagas divididas em 7 cursos. Uma novidade é que serão formadas turmas também no bairro Abolição, em Mossoró. “Há um interesse da comunidade em aderir ao programa, e isso aumenta a nossa responsabilidade de chegar junto a essas pessoas”, afirmou Esdras Marchezan.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de agosto através deste formulário eletrônico, e as capacitações vão acontecer entre os dias 25 de agosto e 11 de novembro, contabilizando uma carga horária de 60 horas.

Devido a grande aceitação da sociedade ao programa, a Universidade já prepara novidades para 2026. “Estamos estudando meios de conectar pessoas idosas aos nossos cursos de graduação”, adiantou a reitora Cicília Maia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support