Emoção marca colação de grau de 120 estudantes no Campus Pau dos Ferros

Deulinália Neris Costa enfrenta uma batalha contra o câncer e esta semana se submeteu a mais uma sessão de quimioterapia. Estudante de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), ela diz, emocionada, que se formar é uma etapa importante na sua luta pela vida.

“É um orgulho chegar aqui neste momento, porque é um sonho realizado enquanto pessoa e enquanto profissional. E é um orgulho também fazer parte da Uern”, disse, ressaltando que pretende fazer mestrado e doutorado.

Além dela, outras 119 pessoas colaram grau nos cursos Pedagogia, Ciências Econômicas, Administração, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física e Geografia, ano 2022.2, do Campus Pau dos Ferros. A solenidade ocorreu no Ginásio de Esportes “Professor João Faustino”.

O professor Agassiel de Medeiros Alves, diretor do Campus, foi paraninfo das turmas e apresentou os graduandos e graduandas. Em seu momento de fala, o professor disse que a colação de grau se trata de um momento memorável. Referindo-se às lições obtidas no ensino superior, comentou que “são marcas que ficarão para sempre em suas vidas e farão parte de nossa base de consciência”.

Para proferir discurso, o então graduando Francisco Gilmar da Silva Chaves, do curso de Educação Física, foi à tribuna. “Peço que fechem os olhos e puxem pelas linhas tortuosas da memória de toda a sua jornada acadêmica até a noite de hoje. Quem vinha de outra cidade, assim como eu, lembra-se da sua família. Seu pai, sua mãe, que acordavam junto com você 4h da manhã para lhe preparar o café”.

A reitora Cicília Maia também lembrou o papel da família na formação no ensino superior. “Em nome de toda a nossa comunidade acadêmica, eu gostaria de expressar os nossos mais sinceros agradecimentos, especialmente também aos pais e familiares que confiaram na nossa Instituição, na qualidade da educação que oferecemos e também no potencial transformador da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Vocês são verdadeiros pilares no caminho dos nossas estudantes e das nossas estudantes”, afirmou.

Aos formandos, salientou que sempre carregarão consigo o sobrenome Uern, do qual devem sentir muito orgulho e lembrou o pioneirismo da Universidade em oferecer graduação, pós-graduação, ensino, pesquisa e extensão no interior do Estado.