Como parte da campanha Novembro Azul, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou a palestra “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, com o médico urologista Thiago Couto.
Realizado na manhã desta quarta-feira, 1º, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), o evento teve como público-alvo a comunidade acadêmica.
Durante sua exposição, o médico explicou os mitos e preconceitos relacionados ao câncer de próstata e esclarecer questões relacionadas à sua especialidade, que não se limita ao atendimento de homens. “Mulheres e crianças também, porque tem cálculo renal”, exemplificou.
O especialista falou também da importância dos exames preventivos e de tipos de cânceres pouco conhecidos, como o de pênis e o de testículo. “Água e sabão é a melhor prevenção”, alertou.
Adjunto da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o professor Luís Marcos Guerra disse: “A gente precisa se dedicar um pouco mais a essa campanha, as mulheres costumam ser mais ativas. É necessário que os homens se conscientizem a fazer seus exames de rotina”.
O diretor operacional do Sest Senat, Gilberto Vale Júnior, esteve presente para divulgar o convênio firmado entre a Uern e esses serviços, para atendimentos na área da saúde, como odontologia e psicologia. Servidores agora terão direito a 15% de desconto em diversos profissionais. “E hoje a mensagem é: homem tem também que cuidar da saúde”.
“Temos que conscientizar as pessoas sobre a saúde masculina deixando o preconceito de lado. Esses exames preventivos é o que nos fazem viver bem”, disse o vice-reitor Chico Dantas. Segundo o vice-reitor, é dever da Universidade levantar esses debates. Ao final, ele elogiou a palestra do médico Thiago Couto.
Fotos: Williams Vicente/Uern