...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Em Mossoró, Uern dá boas-vindas aos estudantes com Seminário de Ambientação Acadêmica

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deu início, no dia 18 de fevereiro de 2025, ao Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), evento que se estende até o dia 26 e tem como objetivo recepcionar os calouros e integrar os veteranos à vida universitária. A programação acontece em diversos campi da instituição, incluindo Mossoró, onde o evento foi realizado nesta terça-feira (19).

O Samba conta com uma programação diversificada, incluindo a tradicional abertura com a Apresentação Institucional no Pátio da Faculdade de Educação (FE). Além disso, os estudantes podem participar da Feirinha Empreendedora, do Palco “Talentos Uern” e atualizar o cartão de vacinas. Entre as atrações, destaca-se ainda o projeto “Pegue e Leve” da Biblioteca, que incentiva o acesso à leitura, e a exposição de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Dentre os projetos expostos, estão o Apex Empreendedorismo e Soluções Jurídicas, da Faculdade de Direito (FAD), a Feira de Artesanato, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), e o MobilizAção: por uma escola pública de qualidade, da Faculdade de Educação (FE). Outras iniciativas incluem Trilhas Formativas em Políticas Educacionais, Programa Cine Literário, Práticas de Leitura e Escrita na Escola, e o estudo “Procurando Rafael: a quem pertence o 30 de Setembro em Mossoró”, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). Também estão presentes projetos das áreas de biologia, esportes e internacionalização do ensino superior.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis (Prae), Ana Angélica, enfatizou a importância do evento e a gratidão aos novos estudantes por escolherem a Uern. “Essa Universidade tem transformado vidas há 56 anos. Para os alunos que estão chegando, temos uma série de oportunidades. Estamos ofertando quase 700 vagas em bolsas”, afirmou.

O adjunto da Prae, Nestor Duarte, também destacou a relevância da Universidade na vida dos estudantes. “Essa é a casa de transformação de sonhos e de vidas. Aproveitem cada oportunidade, pois serão muitas. Aqui, garantimos o acesso à universidade com a permanência”, disse.

Além das atividades acadêmicas e culturais, o evento contou com a apresentação da Campanha Sangue Bom, liderada por Bianca Valente, da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida (DDPQV). A iniciativa promove uma ação de doação de sangue, com uma saída programada do campus central até o hemocentro nesta quarta-feira (20), às 7h30.

Para os calouros, o evento representa um primeiro contato acolhedor com a vida acadêmica. Marcos Almeida, de 18 anos, ingressante no curso de Educação Física e natural de Baraúna, expressou entusiasmo com a recepção. “Eu achei incrível! Minha expectativa é me formar certinho nos quatro anos”, contou. Já Gilsiedna Mayara, de 20 anos, aprovada no curso de Gestão Ambiental e natural de Tibau, destacou a qualidade da Universidade: “Estou achando legal. É uma das faculdades mais conhecidas e tem uma boa imagem.”

Além da programação acadêmica e cultural, o evento envolve uma série de demandas operacionais para garantir sua realização. Entre elas, a divisão de equipes por campus, turnos e ilhas, confecção e distribuição de brindes, sinalização das salas e coordenação dos espaços. Outra iniciativa de destaque é o mutirão para emissão de carteirinhas estudantis, realizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) Anatália de Melo Alves, em parceria com a PRAE, após as atividades no auditório e exposições de projetos.

O Samba promete ser um momento de integração, aprendizado e descobertas para todos os estudantes da Uern, reforçando o compromisso da universidade com a formação acadêmica e cidadã de seus alunos.

Confira mais registros neste link.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support