Texto de Maurício Barros, estagiário de Jornalismo
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou, nesta segunda-feira, 31, a segunda edição do “ELO UERN: a universidade junto à comunidade”, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic). A abertura do evento contou com a participação do grupo de artes cênicas “Além das Mãos”, homenagens de menção honrosa e entrega de premiações para os projetos de extensão desenvolvidos pela Uern, além de feira de artesanato ao lado do auditório.
O principal evento de extensão da Universidade tem atividades que seguem até o dia 4 de agosto, com participação de estudantes, técnicos e professores de todos os campi da Uern.
Na abertura do evento, a professora Cicília Maia destacou que o Elo Uern é uma forma de a sociedade reconhecer os trabalhos desenvolvidos pela instituição. “Através da Universidade, nós podemos chegar mais longe, abrindo portas para aqueles que estão invisibilizados”, disse.
O Pró-Reitor de Extensão Esdras Marchezan, comentou que os projetos de extensão desenvolvidos pela Proex são uma forma de fortalecer o vínculo da com a comunidade externa. “A Uern é uma referência em levar a extensão para além dos muros da Universidade”, frisou.
A programação contou com menções honrosas a personalidades que desenvolvem trabalhos importantes para a sociedade. Lucas Negreiros, presidente da Associação Atlética Santa Delmira (Sade), homenageado na cerimônia, destacou a gratidão em ver o trabalho sendo reconhecido pela Uern.
“É com muita satisfação que recebemos esse reconhecimento. Porque o impacto social que o esporte causa através do nosso projeto, é imenso. São inúmeras gerações que o projeto beneficia desde 1989, provendo formação cidadã”, comentou.
Etevaldo Lima, coordenador municipal de imunizações, indicado à menção pela Faculdade de Enfermagem (Faen), enfatizou a satisfação e alegria em poder construir com a Uern uma parceria pelo fomento de práticas na área da saúde. “A Uern tem sido nossa parceira em contribuir para o desenvolvimento e a formação acadêmica desses futuros profissionais da saúde”.
Também foram homenageados a presidente da Associação de Surdos de Mossoró e Região (Asmor), Adriana Angélica da Silva, a professora da rede estadual de Ensino Hemaúse Emanuele da Silva e o presidente da Associação Desportiva e Natação Pajuçara (ADNP), João Carlos da Silva.
Na ocasião, foi entregue para os vencedores o Troféu Elo Uern de Extensão Universitária. A aluna do curso de Pedagogia Wênia Ferreira, ganhadora do primeiro lugar da Faculdade de Educação, com projeto “Trilhas formativas em políticas educacionais”, ressaltou a relevância da premiação.
“O prêmio foi importante para sair do muro da universidade, ir para as escolas, conversar com os alunos e também vivenciar a parte extensionista que a Uern tem”, disse.
A estudante do curso de Direito Lívia Melo, foi ganhadora do primeiro lugar no projeto “Socializando o Direito”, ela frisa que o projeto tem como objetivo levar as práticas jurídicas para comunidade que não podem ter acesso à informações jurídicas. “É uma forma de continuar nosso projeto e cada vez mais inovar as práticas envolvendo a área do Direito”, apontou.
Confira as fotos do evento neste link.