Elo Uern envolve comunidade do debate sobre a extensão universitária

A extensão universitária é o elo que une Universidade e sociedade. E é com o intuito de divulgar as ações de extensão e possibilitar a troca de experiência entre a academia e a comunidade, que teve início nessa segunda-feira, 22, o “Elo Uern: a universidade junto à comunidade”. A programação de abertura ocorreu no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), Campus Central.

O Elo Uern contará com uma vasta programação no Campus Central, em Mossoró, e em todos os campi avançados, em Assú, Patu, Pau dos Ferros, Caicó e Natal. “As atividades do Elo serão desenvolvidas como forma de pensar a descentralização. Cada campus tem sua particularidade e deve aproveitar todas as ações oferecidas pelo evento”, declarou a reitora Cicília Maia.

A abertura contou com a apresentação artística dos atores Luciana Duarte e Anderson Silva, da Cia. A Máscara de Teatro. Durante o encontro, teve a apresentação da Orquestra de Violões da Uern Ação/Projeto Esperança, coordenada pela professora Haissa Hussemânia, e do grupo Fanáticos da Química. Também foram homenageados entidades parceiras como o Projeto Esperança e Rede Xique-Xique de Comercialização Solidária.

O pró-reitor de Extensão, o Prof. Me. Esdras Marchezan, destacou que o evento visa envolver toda a comunidade acadêmica e a sociedade no debate sobre a extensão universitária. “Em muitas situações, a extensão universitária chega a lugares carentes de ações de educação, cultura e lazer, e realiza trabalhos que dão frutos”, avalia

A segunda coordenadora do Diretório Central das e dos Estudantes (DCE), Teirume Tatsukawua, externou a importância do Elo Uern estar sendo realizado em todos os Campi. “É fundamental a descentralização para que todos os estudantes possam usufruir de ações como esta”, destaca.

Para a reitora Cicília Maia, é uma alegria iniciar a semana com a Uern cheia de povo. “Esse é um momento muito especial, que ressalta a extensão universitária. Queremos isso, desenvolver cada vez mais ações voltadas para a sociedade. O Elo Uern veio para ficar, que ele possa extrapolar todos os muros”, afirmou.

Cicília Maia, em uma fala emocionada, dedicou toda a programação do Elo Uern ao professor Dr. Luiz Di Souza. “Além de pesquisador, o professor Luiz Di Souza foi um grande extensionista. Nesse momento muito especial, quero dedicar toda a programação a sua memória”, finalizou.

PREMIAÇÃO

Durante a abertura do Elo Uern, foram premiados os projetos finalistas do VXIII Salão de Extensão da Uern. Os três primeiros lugares de cada unidade acadêmica receberam a premiação.

O troféu do ELO Uern concedido aos vencedores do Salão de Extensão foi produzido pelo artesão Cláudio Sena, da Fundação dos Amigos de Lajedo da Soledade.

Confira as fotos do evento AQUI.

– PROJETOS VENCEDORES

FACULDADE DE DIREITO

1º Lugar: Direito e História: contribuição com a organização política em comunidades quilombolas
2º Lugar: Apex – Empreendedorismo e Soluções Jurídicas