Na tarde desta terça-feira, 19, ocorreu no auditório do Departamento de Artes o lançamento do Elo/Uern 2025. Além disso, também foram premiados os melhores trabalhos do IX Salão de Extensão da Uern.
O Elo/Uern reúne uma série de ações de extensão que visa reforçar os laços entre a sociedade e a universidade.
Paulo Andrade Lima Neto representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) destacou a importância da Extensão. “É para isso que a universidade serve para atender as comunidades externas. É uma oportunidade de mostrar que a universidade existe para servir essas pessoas”, frisou.
O pró-reitor de extensão Esdras Marchezan disse que a abertura do Elo 2025 marca uma nova fase do projeto. “Esse é um momento muito especial quando a gente faz o Elo e faz a premiação dos que se destacaram com seus trabalhos. Essa premiação foi pensada no início desse ciclo de gestão para pensar em estratégias para aproximar a universidade da comunidade”, disse.
O coordenador do Fórum de Diretores e Diretoras da Uern Marcílio Falcão destacou a mistura de saberes que a extensão promove. “O trabalho da Universidade é comprometido com uma diversidade de saberes enorme”, disse em referência a apresentação musical de crianças do Conservatório de Música que antecedeu ao evento.
A reitora Cicília Maia destacou o papel dos campi no Elo 2025. “É um evento que reforça a parceria da nossa universidade e a sociedade. Esse ano vamos realizar com atividades presenciais e descentralizadas com todos os campi abraçando com todas as forças o ensino, a pesquisa e a extensão”, declarou. “É muito importante dizer que vocês são fundamentais nisso”, complementou.
Ela ainda falou sobre como é fundamental reconhecer os saberes populares. “Importante que a gente reconheça os saberes populares. O elo representa o casamento perfeito entre os conhecimentos e a sociedade com o elo entende a nossa missão como universidade”, declarou.
“O Elo nasce do exercício prático da extensão e a gente sabe fazer um condensado muito mais maduro estreitando os nossos laços com a comunidade”, acrescentou.
Ao final do evento foi feita a premiação do IX Salão de Extensão.