A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) divulgou nesta terça-feira, 14, o resultado final das eleições para o Conselho Curador da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern). O pleito, realizado no dia 13 de maio, escolheu representantes das categorias docente, técnico-administrativa e discente para os cargos de titular e suplente.
Na categoria dos técnicos administrativos, a servidora Carmem Lúcia da Silva Sousa foi a mais votada, com 131 votos, o equivalente a 65,83% dos votos válidos. Ela superou os candidatos Hugo Ferreira dos Santos (32 votos), Alan Max Torquato de Souza (22 votos) e Lucas Moreira Rosado (14 votos). Dos 630 eleitores habilitados nessa categoria, 203 compareceram às urnas, com uma taxa de abstenção de 67,78%.
Entre os docentes, o professor Álvaro Marcos Pereira Lima foi eleito com 53 votos (60,92%), contra 34 votos (39,08%) recebidos por André Pedro Fernandes Neto. O índice de abstenção foi alto: 86,87%, com apenas 88 dos 670 docentes aptos ao voto participando da eleição.
A eleição para a representação discente foi marcada por baixa participação. Apenas quatro estudantes votaram entre os mais de 11 mil aptos. As estudantes Cindy Vitória Alves de Araújo e Rebeca de Sousa Fernandes receberam, cada uma, um voto, garantindo suas respectivas titularidade e suplência. Outros três candidatos não obtiveram votos. Houve ainda dois votos em branco.
O processo eleitoral foi conduzido por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição) e os resultados estão disponíveis para consulta pública. O Edital nº 09/2025-SC oficializa o resultado e chancela a legitimidade do processo, que agora segue para homologação final.
A participação no Conselho Curador é fundamental para a fiscalização contábil, financeira e patrimonial da Fuern, sendo um dos pilares da governança universitária.
Confira:
Edital com o resultado das eleições: Aqui.