...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Egresso da Uern é um dos vencedores do Prêmio Capes Tese 2021

O egresso do curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Francisco Cleiton Vieira Silva do Rego, foi um dos vencedores no Prêmio Capes Tese – Edição 2021, na área de antropologia social, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES).

Francisco Cleiton concluiu sua graduação em 2012, fez mestrado (2014-2015) e doutorado (2015-2020) em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor dessa instituição, lotado na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi.

Na Uern, participou do Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais (PETCIS) e do Grupo de Estudos Culturais (GRUESC).

A tese “A segurança biológica da transição de gênero: uma etnografia das políticas da vida no campo social da saúde trans”, com orientação da professora Dra. Rozeli Maria Porto, trata-se de uma etnografia sobre o processo sociopolítico e cultural de legitimação da supervisão biomédica da transição de gênero enquanto matéria de saúde pública no Brasil.

O pesquisador procurou, partindo de Fortaleza, no Ceará, gerar um quadro dos agentes implicados na formação da atenção à saúde trans como um instrumento básico à cidadania e como campo de atividade científica benéfica à vida. Observou a mobilização de homens trans e do trabalho de médicos e funcionários estatais em contexto clínico, burocrático e pessoal para entender a construção do cuidado e direitos em saúde.

“Ganhar o Prêmio Capes Tese foi uma surpresa muito boa, porque apesar de reconhecer o valor do meu trabalho, não esperava vencer esse prêmio justamente pela grande concorrência. Por isso, vencê-lo significa o coroamento de uma dedicação longa à pesquisa científica e à minha formação acadêmica. É o reconhecimento nacional do meu trabalho, que não teria sido feito sem o apoio institucional da UFRN e da minha orientadora Rozeli Porto e do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFRN. Como egresso da graduação em Ciências Sociais da Uern, não posso deixar de mencionar a importância do Departamento de Ciências Sociais e Política na minha formação acadêmica básica”, comentou Francisco Cleiton.

A cerimônia de premiação deve acontecer no dia 09 de dezembro em Brasília.

Confira AQUI a relação de premiados divulgada ontem, 02.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support