...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Educação integral é tema abordado na abertura do Ciclo 2024-2026 de palestras do Pibid da Uern

A educação integral foi tema da primeira palestra da programação formativa do Ciclo 2024-2026 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizada na tarde de hoje, 08, de forma remota. Assista ao evento na íntegra através do canal Uern Oficial no YouTube (veja mais abaixo).

Ministrada pelo professor Dr. Antônio Pereira Cândido (IFSC/INEP), a palestra buscou detalhar o conceito, significados, desafios e perspectivas da educação integral, entendendo-a como uma proposta pedagógica e buscando o desenvolvimento multidimensional dos(as) estudantes, considerando suas vertentes intelectual, emocional, física, social, cultural e ética.

A professora Maíra Emelly, coordenadora institucional do Pibid na Uern, agradeceu o palestrante por ter aceitado o convite e convidou os(as) espectadores para as próximas palestras.

“Teremos temas de discussões que foram propostos pela Capes inerentes à formação docente, temas contemporâneos, diversidade, entre outros”, adiantou.

O professor Antônio Pereira Cândido, baseado em estudos de uma universidade estadunidense, destacou que a educação integral refere-se à compreensão de todo um sistema. Ela responde ao desejo crescente de aprendizagem que integra todos os aspectos da pessoa: cognitivo, emocional, físico, social, cultural e espiritual. Trata-se de abrir a mente, mobilizar o corpo e libertar o espírito para ver e ser visto.

“O ensinar é uma realidade movida por um terceiro sobre mim ou eu tenho que aceitar e querer alguém para me ensinar?”, questionou os(as) participantes em relação aos significados da educação integral.

Mais adiante, o palestrante provocou reflexões entre os(as) espectadores sobre o que essa educação integral significa individualmente para cada um, como esse contexto se expressa, o que esperar de um egresso de um processo de educação integral, os elementos básicos da educação que se expressam na conduta diária, entre outros questionamentos.

Por fim, o pesquisador destacou que o conceito sobre educação integral deve deixar o papel e se expressar na vida de todo educador e que o objetivo para educação deve considerar a perspectiva do ser humano como entidade cósmica.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support