...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

EdUCA e DECA/PROEX participam de evento de imersão para estruturação de projetos socioculturais

As equipes da Escola de Extensão da UERN (EdUCA) e da Diretoria de Cultura e Arte (DECA), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), participaram, nessas segunda (04) e terça (05), do evento on-line “Imersão para estruturação de projetos culturais”, promovido pela Cosern/Neoenergia, em parceria com o Instituto Ekloos, destinado a gestores de organizações sem fins lucrativos, produtores e artistas que atuam no Rio Grande do Norte.

O treinamento serviu para incentivar a reestruturação de projetos socioculturais, levando em consideração aspectos importantes como inovação e medição de impacto. Com isso, ONGs, produtores e artistas podem buscar diferenciação, melhorar a qualidade da execução e, consequentemente, potencializar a captação de recursos, promovendo a ampliação do impacto social das iniciativas.

Os instrutores especialistas do Instituto Ekloos consideraram demandas específicas dos beneficiários e territórios, para reestruturação dos projetos, estimulando os participantes a pensar em inovações dentro de suas áreas de atuação (metodológicas e tecnológicas), bem como a construir indicadores para a mensuração de impacto. Na imersão foram utilizadas metodologias próprias ou adaptadas do mercado corporativo para a área social.

Para a profa. Alexsandra Gomes, chefe do Setor de produção cultural da DECA/Proex, o evento foi de extrema importância para a Uern. “Enquanto instituição que tem como prática a participação em editais de financiamento, a partir dessa imersão, nossos projetos poderão ser aprimorados, principalmente mediante o olhar de quem avalia, e com o potencial de aprovação maior”, acredita ela.

Para a profa. Irene van den Berg, chefe administrativa da EdUCA e responsável pela inscrição da Uern no evento, a imersão possibilitou dedicar um olhar mais atento para as ações realizadas no âmbito da Escola. “No dia a dia e no ativismo de nossas atividades, refletimos pouco sobre quem somos, o que fazemos e para onde queremos ir. Com a formação proporcionada na imersão, a gente teve a oportunidade de olhar para nosso trajeto e nossas conquistas, mas também redimensionar sentidos e prioridades que dialogam com as necessidades do público beneficiário e com a perspectiva da inovação na execução de nossos projetos”, avaliou.

Pela EdUCA, participaram, além da Prof. Irene van den Berg, as professoras Andrea Jane, Márcia Pinto e Tatiana Moritz.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support