As equipes da Escola de Extensão da UERN (EdUCA) e da Diretoria de Cultura e Arte (DECA), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), participaram, nessas segunda (04) e terça (05), do evento on-line “Imersão para estruturação de projetos culturais”, promovido pela Cosern/Neoenergia, em parceria com o Instituto Ekloos, destinado a gestores de organizações sem fins lucrativos, produtores e artistas que atuam no Rio Grande do Norte.
O treinamento serviu para incentivar a reestruturação de projetos socioculturais, levando em consideração aspectos importantes como inovação e medição de impacto. Com isso, ONGs, produtores e artistas podem buscar diferenciação, melhorar a qualidade da execução e, consequentemente, potencializar a captação de recursos, promovendo a ampliação do impacto social das iniciativas.
Os instrutores especialistas do Instituto Ekloos consideraram demandas específicas dos beneficiários e territórios, para reestruturação dos projetos, estimulando os participantes a pensar em inovações dentro de suas áreas de atuação (metodológicas e tecnológicas), bem como a construir indicadores para a mensuração de impacto. Na imersão foram utilizadas metodologias próprias ou adaptadas do mercado corporativo para a área social.
Para a profa. Alexsandra Gomes, chefe do Setor de produção cultural da DECA/Proex, o evento foi de extrema importância para a Uern. “Enquanto instituição que tem como prática a participação em editais de financiamento, a partir dessa imersão, nossos projetos poderão ser aprimorados, principalmente mediante o olhar de quem avalia, e com o potencial de aprovação maior”, acredita ela.
Para a profa. Irene van den Berg, chefe administrativa da EdUCA e responsável pela inscrição da Uern no evento, a imersão possibilitou dedicar um olhar mais atento para as ações realizadas no âmbito da Escola. “No dia a dia e no ativismo de nossas atividades, refletimos pouco sobre quem somos, o que fazemos e para onde queremos ir. Com a formação proporcionada na imersão, a gente teve a oportunidade de olhar para nosso trajeto e nossas conquistas, mas também redimensionar sentidos e prioridades que dialogam com as necessidades do público beneficiário e com a perspectiva da inovação na execução de nossos projetos”, avaliou.
Pela EdUCA, participaram, além da Prof. Irene van den Berg, as professoras Andrea Jane, Márcia Pinto e Tatiana Moritz.