A professora Irene van den Berg, coordenadora administrativa da Escola de Extensão da UERN (EdUCA), celebra o desempenho das atividades desenvolvidas pelos grupos artísticos da EdUCA: “É gratificante ver o empenho e o compromisso dos membros dos grupos e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos por eles. Tudo isso é fruto de um trabalho de excelência na extensão que vem sendo desenvolvido na EdUCA”, resume.
A EdUCA é um dos projetos pelos quais a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) fomenta o desenvolvimento artístico dos indivíduos, estimulando a formação de grupos, bem como proporcionando condições de funcionamento de suas atividades.
Os grupos artísticos da EdUCA são iniciativas institucionais de extensão, de caráter permanente, que desenvolvem processos criativos em diversas áreas, como: dança, teatro e música, envolvendo profissionais da UERN, artistas, alunos, assim como outros profissionais e pessoas da comunidade como um todo.
Desde o início deste ano, os grupos artísticos da EdUCA Baobá e Cinese não param de se apresentar e representar a UERN. O grupo de Teatro da Escola da UERN, Baobá, segue em turnê desde março com a peça “O santo e a porca”, livre adaptação da obra de Ariano Suassuna com direção do professor da EdUCA, Denilson David. O grupo já se apresentou seis vezes este ano, nos municípios de São Paulo do Potengi, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Ceará-Mirim, além das apresentações no Campus da UERN e no Campus Central do IFRN em Natal.
Já o Cinese, grupo de dança contemporânea da EdUCA, segue com muitos convites e conquistando elogios por onde passa. O professor Juarez Moniz é o diretor artístico do grupo e responsável pelas coreografias. Também já foram seis apresentações do Cinese este ano, nos eventos I Dança EdUCA/UERN; Seminário de Dança da EDTAM/EDTAM; Mostra de Artes da EdUCA/UERN; Tanz Festival de Dança/Parnamirim; SAMBA (Seminário de Ambientação Acadêmica)/UERN; e Recital de Canto e Piano/Escola de Música da UFRN.