Editor da Revista Geotemas fala da trajetória de luta e avaliação pela CAPES

O professor de Geografia do Campus Avançado de Pau dos Ferros, Rosalvo Nobre Carneiro, editor da Revista Geotemas, abriu na manhã desta quinta-feira, o ciclo de palestras do I Encontro de Editores Científicos da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte). O encontro tem como objetivo de discutir e analisar assuntos referentes aos padrões editoriais atualmente adotados nos periódicos, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), da UERN. O evento acontece no auditório da Faculdade de Educação Física (FAEF) no Campus Central, até às 16h.

Na ocasião, ele fez um relato sobre a trajetória da Revista, onde aborda que a Geotema é um periódico do Departamento de Geografia da UERN em Pau dos Ferros. E que teve a sua criação em 2011 e que agora em 2013 a sua avaliação e classificação pela CAPES. “Foi uma excelente avaliação, a B-3, na àrea de Ciências Ambientais”, informa.

Segundo Rosalvo Nobre, esse Encontro de Editores Científicos serviu exatamente para que pudesse fazer um pequeno relato da trajetória de vida desse periódico, fundado em um Campus Avançado em uma instituição no Rio Grande do Norte. Disse que apesar de pouco tempo de criação, a Revista teve uma avaliação tão boa que foi B-3, da conquista que teve, e espera que outros períodicos também possam alcançar.

Essa classificação, adiantou, coroa um trabalho dos professores do Departamento de Geografia. Agora a tendência é que a Revista receba cada vez mais trabalhos de lugares mais distantes e de diversas instituições. “É muito gratificante. É resultado de um trabalho de 03 anos, que começamos a colher frutos agora”, comemora.

Lembra que a Revista também recebeu outras avaliações da CAPES, como em Ciências Ambientais (B-3), em Geografia, que é a área específica (B-4), na área Interdisciplinar (B-4), a área de Sociologia, que entrou também como área de avaliação da Revista, foi (B-5) e Educação( C).

De acordo com Rosalvo Nobre, para se chegar a essa classificação, a CAPES avalia o períodico, levando em conta alguns critérios, como é o caso de professores que publicam nas revista, alunos de graduação, de pós-graduação, e de professores de pós-graduação. De onde são, se são internos, se da instituição e de outras fora de seus domínios. O Conselho Científico que forma a revista, que são os professores que organizam o periódico, também é levado em conta. Como é o caso da Revista ter um editorial formado por professores do Departamento de Geografia e um Conselho Científico formado por professores de várias instituições do Pais, como a UFRN, USP, UNICAMP, e também de Lisboa.

PROGRAMAÇÃO

Ate às 16h, os participantes discutirão propostas para o aprimoramento editorial dos periódicos, análise dos avanços das publicações já existentes, além de promover o intercâmbio entre os editores científicos, estimulando a cooperação e solidariedade institucional, com vistas a impulsionar a melhoria da política de publicação.

Para os organizadores, a participação como editor científico de sua respectiva revista eletrônica é fundamental. Até o final do encontro também haverá treinamento de Suporte técnico relativo à plataforma SEER. Participam ainda do encontro, osservidores técnicos administrativos que exercem funções relacionadas aos periódicos.