Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 16, a Editora Universitária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Edições Uern), lançou a sua primeira coletânea científica multidisciplinar da instituição, intitulada “Ciência Também é Vida”. A cerimônia ocorreu na sala de reuniões da reitoria.
Reafirmando o compromisso da editora com a produção e difusão do conhecimento acadêmico, a Coleção é composta por sete títulos, que trata de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento.
Para o professor Fabiano Mendes, diretor das Edições Uern, o lançamento da Coleção tem um significativo bastante especial. “Este edital representa a primeira iniciativa da Uern em financiar integralmente um projeto editorial com recursos próprios, simbolizando o fortalecimento da autonomia universitária e o reconhecimento da qualidade do selo Eduern junto à comunidade acadêmica”, afirma.
Fabiano Mendes agradeceu a todos os autores, à equipe da Eduern e a todos os setores da Universidade que apoiaram a efetivação desse projeto. Ele informa que os títulos também estarão disponíveis de forma digital, e haverá títulos impressos na Editora Uern e nas bibliotecas de todos os campi.
O professor Franciaco Ramos, autor de um dos livros da coletânea, destacou que iniciativas como esta é de suma importância para propagar a divulgação científica. A professora Ione Silva, também autora de um dos livros da coletânea, reforçou que esse é um processo muito significativo para os autores e a Universidade como todo. “Com esse lançamento, a Uern avança no sentido em compartilhar conhecimento para todos”, declara.
A reitora Cicília Maia externa que é uma alegria muito grande participar deste momento, que marca um capítulo especial na história editorial da Uern. “É a primeira edição científica multidisciplinar publica pelas Edições Uern. Uma coleção que traz pesquisas importantes, que convergem na missão de debater questões de transformação social”, diz.
OBRAS QUE COMPÕE A COLEÇÃO
- “Dinâmicas socioterritoriais e econômicas do Alto Oeste Potiguar” – organizada pelo professor Boanerges de Freitas Barreto Filho;
- A excelência no esporte – de autoria dos professores Ione Silva e José Carlos Leitão, Hugo Sarmento e Antonino Pereira;
- Memória Seridó: natureza, cultura e patrimônio – de autoria dos professores Manoel Cirício Pereira Neto e Ariane de Medeiros Pereira;
- Jessica e Pedro: Obra literária de apoio à docência básica – de autoria do professor Márcio Kleber Morais Pessoa;
- Intervenções mediadas por música no Autismo – organizada pelo professor Gleisson do Carmo Oliveira;
Outras obras contempladas:
- Língua, Literatura e Ensino: itinerários da linguagem – organizada pelo professor Emílio Soares Ribeiro;
- Arte da Filosofia: aproximações à estética contemporânea – organizada pelos professores Francisco Ramos Neves e Eduardo Pellejero.