O documentário “Salvar, curar e soltar” é um dos participantes da 3ª edição do Festival de Cinema Curta Caicó. A película conta a história do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande (PCCB/UERN), que há mais de duas décadas atua com atividades de pesquisa, resgate, monitoramento, reabilitação, conservação e educação ambiental voltadas aos animais marinhos Costa do RN.
De acordo com o coordenador-geral do Projeto Cetáceos da Costa Branca, o prof. Flávio Lima, o documentário foi produzido pelo Projeto e contou com a execução cinematográfica da Camará Filmes. A produção ocorreu em 2019, em preparação as comemorações de 22 anos do Projeto Cetáceos da Costa Branca-UERN.
O curta aborda a origem e o histórico do Projeto Cetáceos da Costa Branca-UERN, bem como as atividades realizadas em pesquisa, conservação e educação ambiental desenvolvidas pela ação. O documentário mostra ainda as áreas de abrangências do projeto e a equipe envolvida.
O Projeto Cetáceos tem como missão salvar, curar e devolver à natureza os animais que se encontram debilitados ou doentes na costa potiguar, além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão universitária, envolvendo professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação.
O Festival de Curtas de Caicó teve início no dia 8 de agosto e segue até dia 16 de agosto. Os filmes selecionados concorrerão a várias premiações especiais e prêmios da crítica especializada.