Documentário de professores da Uern sobre bácia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró recebe prêmio estadual

Um documentário produzido por professores do Mestrado em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) alcançou a segunda colocação no Prêmio Inovação das Águas Potiguares do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). A cerimônia de entrega foi realizada no Parque das Dunas, em Natal, na última sexta-feira, 22.

Para conscientizar os diversos setores, em especial a população em geral, sobre a importância do adequado uso da água e participar das decisões e gestão com os comitês de bacia hidrográfica, os docentes Marco Escobar e Rodrigo Guimarães de Carvalho desenvolveram um material audiovisual sobre a situação atual do Rio Apodi-Mossoró. “Gestão participativa e desafios para o desenvolvimento sustentável na bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró” é um filme que aborda os desafios e as questões que envolvem a bacia hidrográfica norterriograndense.

Em uma linguagem simples e de fácil entendimento, o vídeo apresenta o que é uma bacia hidrográfica e qual a situação da bacia do Rio Apodi-Mossoró, com suas belas paisagens e problemas que enfrenta.

Anderson Queiroz, à esquerda, fez imagens de drone e recebeu o prêmio com o professor Ramiro Camacho, do Mestrado em Geografia

Com a orientação e participação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, os professores estiveram em todos municípios que a bacia abrange, captando imagens e entrevistando agricultores, setores produtivos, representantes dos governos e demais usuários da água.

Para o professor Marco Escobar, que atua no jornalismo ambiental, o objetivo do material “é buscar conscientizar as comunidades locais e a gestão de cada um dos municípios sobre o uso adequado da água, para evitar a poluição e, principalmente, alertando sobre a importância da preservação das nascentes”.

Rodrigo Guimarães, coordenador do Mestrado, disse que existem muitas disputas em torno da gestão dos recursos hídricos, o que gera impactos para a sociedade. “A concorrência entre usuários de diferentes setores, com necessidades diversas, tem provocado conflitos em torno da disponibilização das águas”, alerta.

O documentário foi enviado para escolas, prefeituras, órgãos ambientais e comunidade em geral. Para assistir o material na íntegra, clique AQUI.