Os docentes André Seal, Fabiano Mendes e Isaíde Bandeira, do Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória/Uern), organizaram o e-book “O Ensino de História em Perspectivas Plurais”. A obra tem como ponto de partida a constatação que o ensino de História representa hoje no Brasil.
O livro tem como ponto de partida a constatação que o ensino de História representa hoje no Brasil um fecundo campo de reflexões e pesquisas acadêmicas. Um recorte panorâmico no campo permite perceber que as investigações realizadas se caracterizam pela multidisciplinaridade e multirreferencialidade.
Os artigos abordam o crescimento quantitativo e qualitativo das pesquisas e uma diversificação nas abordagens adotadas, com a constituição de subcampos. Desta forma, reúne investigações a partir de certas categorias centrais, como a formação de professores de História, o ensino da disciplina, o livro didático, o currículo, as práticas pedagógicas dos docentes da disciplina e a circulação de saberes históricos em espaços virtuais e não-escolares.
O livro está disponível gratuitamente por meio deste link. Para o download, é necessário realizar um cadastro no site da editora.