...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Docentes da Faculdade de Letras e Artes apresentam trabalhos em congresso internacional no Chile

Três professoras da Faculdade de Letras e Artes (Fala) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participarão do XXIV Congresso Internacional da Sociedade Chilena de Linguística (SOCHIL 2025), que será realizado entre os dias 28 e 30 de outubro de 2025, na Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV), em Viña del Mar, Chile. O evento tem como tema Diacronías y sincronías. Tradición e innovación en los estudios del lenguaje, e propõe o diálogo entre abordagens tradicionais e contemporâneas no campo dos estudos linguísticos.

As professoras Márcia Socorro Ferreira de Andrade Silva, Maria Eliza Freiras do Nascimento e Maria Solange de Farias, todas docentes do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), apresentarão dois trabalhos em coautoria. O primeiro, intitulado Lenguaje e identidad latina: análisis de discursos de resistencia contra la exclusión del español en el currículo brasileño, aborda discursos de resistência à exclusão do espanhol da educação básica brasileira, a partir de uma perspectiva foucaultiana da análise do discurso. O segundo trabalho, El acento y el ritmo en la interfonología de estudiantes potiguares y cearenses de español como lengua extranjera, investiga aspectos fonéticos do ensino do espanhol, com foco nos erros de acentuação e ritmo cometidos por estudantes brasileiros.

De acordo com as docentes, a participação no congresso representa um passo significativo na internacionalização da Uern, fortalecendo o diálogo acadêmico com instituições de outros países e contribuindo para a atualização das práticas pedagógicas. “Acreditamos ser um passo importante, pois termos docentes da Uern participando de eventos internacionais fortalece a integração da nossa universidade com o que há de atual em outras universidades do mundo”, afirma a professora Márcia Socorro, destacando também o apoio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), que tem incentivado e facilitado a mobilidade acadêmica dos servidores.

Além da relevância científica, as professoras destacam que a experiência reforça o compromisso do curso de Letras – Língua Espanhola com a valorização do idioma na educação básica. O grupo tem atuado em ações de extensão, diálogo com gestores e atualização legislativa, buscando retomar a oferta obrigatória do ensino de espanhol nas escolas municipais de Mossoró, em consonância com as mobilizações nacionais pela revogação da Lei nº 11.161/2005.

O Congresso Internacional da SOCHIL é um dos mais importantes eventos da área de linguística na América Latina, reunindo especialistas de diversos países para discutir temas que vão desde os processos históricos de evolução das línguas até as inovações tecnológicas aplicadas aos estudos da linguagem.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support